TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiência/excelência Na Gestão pública

Exames: Eficiência/excelência Na Gestão pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  4.011 Palavras (17 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Identificação do conflito 4

2.2 Discussão de temas Presentes no caso 4

2.3 Tema 1: Liderança 4

2.4 Tema 2: Diversidade da força do trabalho...........................................................5

2.5 Tema 3: Ética.......................................................................................................6

2.6 Tema 4: Cultura e Clima organizacional..............................................................6

2.7 Tema 5: Mulher e Economia................................................................................7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com objetivo de promover o raciocínio teórico de dificuldades que nós alunos do curso de Gestão Pública podemos nos deparar como avançar da caminhada, e para isso trabalharemos situações como: assedio, conflitos, racismo, discriminação e temas como: liderança, diversidade da força de trabalho, ética, cultura e clima organizacional, mulher e economia.

Esperamos que este trabalho seja de grande valia para enriquecer o conhecimento de outras pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao analisar o caso observamos que Fernando exerce o cargo de chefe titular da pasta na área de orçamentos, finanças e controladoria de projetos do Ministério de políticas estratégicas, e possui a graduação exigida para o cargo. Fernando aparenta ser competente responsável e sensato.

Já Carla por sua vez é a chefe substitua da pasta de área de orçamentos, finanças e controladoria de projetos do Ministério de políticas estratégicas, e possui além do curso de graduação exigida para o cargo a especialização em perícia judicial em calculo trabalhista, demonstrando habilidades como responsabilidade, competência e seriedade.

Ricardo que é o mais novo contratado desempenha atividades na área da informática, porém, não ficou claro o cargo que o mesmo ocupa dentro da empresa. Embora ele seja brincalhão e extrovertido, apresenta também um Carter duvidoso, é antiético, mentiroso e libertino.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CONFLITO

Ao se afastar da pasta de orçamento, finanças e controladoria de projetos do ministério de políticas estratégicas para cuidar da saúde, Fernando escolhe para ocupar o seu lugar Carla, a servidora mais qualificada do grupo pela sua formação acadêmica e liderança demonstrada outrora. Mas Carla se depara com uma problemática que vai além das dificuldades relacionadas ao oficio do dia a dia. Ela se depara com questões como assedio, preconceito, racismo e difamação, promovidos por Ricardo, servidor recém chegado ao setor de trabalho e de pouca ética profissional. Provavelmente pela insegurança por ser chefe substituta e a falta de habilidade para resolver problemas que vão além das paredes do escritório Carla resolve manter tudo em silencio e sofrer calada.

2. DISCUSSÃO DE TEMAS PRESENTES NO CASO

2.1.1 TEMA 1: LIDERANÇA

Com base nos dados apresentados na caso a respeito da qualificação profissional e as características pessoas de Fernando, podemos afirmar que ela exerce uma liderança do estilo liberal, pois os seus liderados tem mais liberdade na execução de seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, autodirigida e que não necessita de supervisão constante.

Ainda baseado nos dados fornecidos pelo caso, Carla exerce uma liderança democrática, pois, nesse estilo de liderança o liderado participa do processo decisório e opina nas diretrizes que a empresa deve traçar, porém sempre estimulados e assistidos pelo líder.

Carla não agiu corretamente, pois ela deveria no primeiro momento ter conversado com Ricardo e esclarecido a relação entre eles que era estritamente profissional, ou no segundo momento ter tomado as devidas providências na parte administrativa demiti-lo e na área criminal processa-lo.

“Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo. Chiavenato (2000, p. 89).

Os principais estilos de liderança são:

 Liderança autocrática: o lider é focado apenas nas tarefas, ele toma decisões individuais desconsiderando a opinião dos liderados, determinas as providencias e as técnicas para a execussão das tarefas de modo inprevissivel para o grupo. Além das tarefas que cada um deve executar o líder é dominador e pessoal nos elogios e nas criticas de cada membro.

 Liderança democrática: este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há a participação dos liderados, neste estilo de liderança as problemáticas e as diretrizes são resolvidas com a participação do grupo.

 Liderança liberal: nesse estilo de liderança as pessoas tem liberdade na execução dos seus trabalhos, não necessitando de supervisão constante.

2.1.1.1 TEMA 2: DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO

Como podemos observar no caso os critérios adotados por Fernando para escolher Carla como sua substituta foi a sua qualificação profissional e sua competência já testada outrora, lidando assim, um pouco de experiência para o cargo. Os critérios adotados por Fernando foram justos, visto que, não havia outro servidor com tal qualificação profissional e a disposição dele, e a condição de ser mulher ou negra é irrelevante diante da grandeza do objetivo que é a realização do trabalho e o bem comum.

Diversidade da força de trabalho é a miscigenação da mão de obra nos seus diversos níveis (cultural, étnico, religioso, gênero, social, etc.), é dá oportunidade a qualquer pessoa, sem a prejudicar, por ela ter uma cultura, religião ou filosofia de vida diferente.

Os benefícios de uma força de trabalho multicultural é a geral de ideias que os funcionários podem trazer com uma gama mais amplas de ideias e experiências do que trabalhadores mais homogêneos. Podem trazer mais inovação e criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com