TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo Ecologia e Recursos Naturais

Por:   •  8/6/2017  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Eixo Ecologia e Recursos Naturais

A dengue

Aegypti prolifera em habitações (casas, apartamentos, hotéis.... Recipientes onde se acumulam água limpa. Vasos de plantas, pneus velhos) e também pode transmitir a febre amarela

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos da colônia, e tem origem africana. Chegou aqui no Brasil junto com os navios negreiros, depois de viagens longas de seus ovos dentro das embarcações nos depósitos de água.

Nomenclatura dos mosquitos: Aedes Aegypti e Aedes albopictus

Ciclo da dengue

[pic 1]

Ciclo da dengue- homem- mosquito- homem

Transmissão – (ciclo)

A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.

Tratamento

Na fase aguda o tratamento contra a dengue é sintomático. Analgésico e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas.

Manter o doente bem hidratado é essencial p/ a recuperação. Quando não houver febre mas as dores persistirem, podem ser introduzidos medicamentos anti inflamatórios e fisioterapia.

Possíveis casos da doença em Campina do Monte Alegre

Segundo dados do posto de saúde de Campina do Monte Alegre ( Onde possuem aos dados da SUCEN) Em maio/2014 foram registrados 5 casos de suspeitas de dengue na região.

Entre essas apenas 1 caso foi confirmado.

Porem a contaminação nao foi oriunda da região da região .

Pois o aedes aegypit é considerado estritamente urbano. Uma moradora foi vuneravel a doença porque recebia em seu rancho/ pousada, inquelinos de outros lugares do Brasil.

O que é Dengue hemorrágica? 

dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. No geral, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela doença a segunda vez.

Prevenção contra a dengue

  • Não acumular água em recipientes
  • Arejar os cômodos da casa, umidade favorece o surgimento do mosquito.
  • Ficar em alerta em relação ao lixo domestico ( manter fechado). Fazer limpeza do quintal
  • Manter caixa d’água fechada.
  • Limpar folhas de calhas do telhado pra não acumular água.
  • Garrafas de vidro de cabeça para baixo
  • Areia em vasos de plantas...

A febre Chikungunya

A febre chikungunya foi identificada pela primeira vez na Tanzânia, no início de 1952, e desde então têm sido relatados surtos periódicos da doença na Ásia e no continente africano.

o nome chikungunya que significa “aqueles que se dobram”, descrevendo a aparência encurvada dos pacientes que se contorcem por causa das dores intensas nas articulações.

Sintomas

São semelhantes aos da dengue, mal-estar, dor de cabeça, apatia e cansaço. Inflamações, dores (inchaço), vermelhidão.. e calor local.

Em alguns casos, a dor nas articulações é tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Transmissão

São dois os principais vetores do CHIKV: os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, muito comuns nas áreas tropicais, mas também presentes em latitudes mais temperadas.

Após contato com o vírus, os mosquitos tornam-se capazes de transmitir o vírus em cerca de dez dias a um hospedeiro suscetível, tal como o ser humano. Este, depois de ser picado pelo mosquito infectado com o vírus, leva de três a sete dias para começar a sentir os sintomas da doença. Passados os sintomas, o paciente deixa de transmitir a doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com