TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Eletrônica Dimensionamento de Resistores

Por:   •  12/11/2017  •  Exam  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA CELSO SUKOW DA FONSECA

CAMPUS DE MARACANÃ

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: ELETRICIDA/ELETRÔNICA

Professor:Thiago Americano

Dimensionamento de Resistores

Amanda Chousa, Gabriela Chagas e Paula Guimarães

                

Rio de Janeiro - Brasil

6  de Setembro de 2017

SUMÁRIO

1-Objetivo        3

2-Introdução        3

3-Materiais Utilizados        5

4-Procedimento        5

5-Resultados        5

6-Conclusão        6

1-Objetivo

  • Ler o valor da resistência de cada resistor através do multimetro.
  • Determinar a máxima potência dissipada pelo resistor por meio de suas dimensões físicas.

2-Introdução

Multímetro ou Multitestes, em inglês (Multimeter), é um instrumento analógico ou digital, que serve para efetuar diversar medições elétricas.

 Serve para diversos tipos de instrumentos de medida, num único equipamento, tais como: Voltímetro, Amperímetro, Ohmímetro, Capacímetro, Frequêncímentro, Termômetro, entre outros, como também existem outros opcionais, conforme o fabricante do instrumento a ser disponibilizado.

 Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica, pois são instrumentos mais utilizados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos.

 Multímetros Analógicos:funcionam com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica, montada em um anel em volta de um ímã.

 Multímetros Digitais:funcionam convertendo a corrente elétrica em sinais digitais, através de circuitos denominados análogo-digitais.

 Ambos os modelos, utilizam um sistema de chave mecânica ou eletrônica, que divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medição a ser feita.

 Sempre quando for realizar uma medida utilizando um multímetro, seja ele digital ou analógico, deve-se ter uma estimativa de valor da grandeza a ser medida, pois os aparelhos apresentam certas limitações. Pois quando se deseja medir a tensão de uma rede elétrica é necessário saber se a mesma não ultrapassa o maior valor de tensão que o aparelho suporta para medir. Caso ultrapasse, pode ocasionar na queima do próprio instrumento. Consultar o manual de instruções do equipamento continua sendo uma boa opção.

 Em todo multímetro existem duas pontas de prova, sendo a pronta de prova vermelha, que é a positiva (+), e a ponta de prova preta, que é a negativa (-). Na hora de conectar essas pontas de prova no equipamento, vale lembrar que o plugue comum, normalmente é indicado por COM, e é onde deve estar sempre ligada a ponta de prova preta, que é a negativa (-). Já a ponta de prova vermelha, a positiva (+), irá depender do que será medido.

 O plugue indicador por V/Ohms/mA é onde deve estar conectada a ponta de prova vermelha, positiva (+), caso queira medir a tensão AC (Corrente Alternada) ou DC (Corrente Direta), resistência e corrente na ordem de miliamperes.

 O plugue indicado por A é onde deve estar a ponta de prova vermelha, positiva (+), caso queira medir a corrente contínua ou alternada. Já o plugue do multímetro que pode ser utilizado para a medição de corrente contínua mais intensa, geralmente é de até 20A, neste caso a indicação do plugue seria 10A ou 10ADC.

 Nos multímetros digitais, quando for realizado uma medida de tensão contínua, pode ocasionar de mostrar no visor o sinal de (-), significando que as pontas de prova estão invertidas, ou seja, a ponta de prova vermelha está sendo colocada no ponto negativo do nível de tensão que está sendo medida. Para medir tensão ligue as pontas de prova em paralelo com o componente ou com a região do circuito que quer saber a diferença. Para medir corrente usamos o multímetro ligado em série com o circuito no ponto em que desejamos saber quanto está passando de corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com