TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistores

Tese: Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  Tese  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 7

1. Etapa 1

1.1. Resistores:

Resistores são componentes elétricos que convertem energia elétrica em energia térmica (calor) e/ou controlam a passagem de corrente elétrica tais como: lâmpada de filamento, chuveiro elétrico, ferro de passar roupa, alguns tipos de aquecedor elétrico e etc. Sua unidade de medida chama-se “resistência” e é representada em ohms.

1.2. Tipos de Resistores:

São divididos em duas categorias, fixos e variáveis:

1.2.1. Resistores Fixos:

São eles: filme carbono, filme metálico, fio, de precisão.

Exemplo de resistores fixos:

1.2.2. Resistores Variáveis:

São os potenciômetros (ajuste manual) ou trimpots (ajuste na placa), devido as diversas aplicações existem vários modelos.

LDR (light depend resistor): È um resistor controlado por luz sua resistência no claro é de aprox 200 ohms e no escuro aprox 1Mohms.

Resistores controlados por temperatura: PTC (coeficiente de temperatura positivo): Sua resistência é diretamente proporcional a temperatura. Sua resistência a 00C é de 500 ohms e a 500 é de 1500 ohms. NTC (coeficiente de temperatura negativo): Sua resistência é inversamente proporcional a temperatura.

Magnetoresistores: São controlados pelo campo magnético, conforme

este aumenta sua resistência aumenta.

Resistores especiais: Existem resistores que são produzidos especialmente para determinada aplicação, portanto não fique surpreso se você vir um resistor de 5K7 /20W.

Exemplo de resistores variáveis:

1.3. Características e Construção de Resistores

O escoamento de cargas através de um material encontra oposição de uma força semelhante, em muitos aspectos, ao atrito mecânico. Esta oposição, resulta das colisões entre elétrons e átomos do material, que converte energia elétrica em calor, é chamada de resistência do material. Uma outra forma de descrever o princípio de funcionamento de um resistor é enunciando a lei de ohm: a tensão aplicada em um resistor, pela corrente que por ele flui é igual a resistência deste dispositivo:

Para a construção de um resistor também se deve levar em conta a seguinte expressão:

Ou seja, a resistividade depende de seu comprimento (L), da área (S), e das características do material (ρ, letra rô).

1.4. Parâmetros necessário para Dimensionamento dos Resistores

1.4.1. Associação de Resistores

Em muitos casos práticos, tem-se a necessidade de uma resistência maior do que a fornecida por um único resistor. Em outros casos, um resistor não suporta a intensidade da corrente que deve atravessá-lo. Nessas situações, utilizam-se vários resistores associados entre si. Os resistores podem ser associados em série, em paralelo ou numa combinação de ambas, a associação mista. Em todos os casos

1.4.1.1 Associação em Série

Na associação em série, o resultado será igual a soma de todas as resistências.

1.4.1.2 Associação em Paralelo

Quando associamos resistências em paralelo, obteremos um resistor de menor valor que pode ser calculado com a seguinte fórmula: Rt = 1/(1/r1 + 1/r2 + 1/Rn)

1.4.2 Especificações Técnicas

São

especificados pelo tipo, potência, tolerância e o valor. Geralmente estas especificações podem ser lidas considerando um conjunto de anéis coloridos impressos no corpo do resistor, como na tabela de cores (abaixo).

1.4.2.A. Tabela de Resistores Comerciais:

1.0ohm 1.1ohm 1.2ohm 1.3ohm

1.5ohm 1.6ohm 1.8ohm 2.0ohm

2.2ohm 2.4ohm 2.7ohm 3.0ohm

3.3ohm 3.6ohm 3.9ohm 4.3ohm

4.7ohm 5.1ohm 5.6ohm 6.2ohm

6.8ohm 7.5ohm 8.2ohm 9.1ohm

Para determinar os outros valores multiplique os valores da tabela por: 10, 100, 1000 ou 1000000.

Potência: A potência dos resistores são identificadas pelo tamanho do mesmo, as mais comuns são: 1/8 W , ¼W , ½ W , 1W , 3W, 5W.

Tabela de Cores:

2. Etapa 2

2.1. O que são fontes de tensão contínua:

Fonte de tensão contínua é um dispositivo que oferece nos seus terminais uma tensão que não se altera nunca, ou seja, o terminal positivo é sempre positivo e o negativo é semprenegativo. Como exemplos de fontes de tensão contínua podemos citar a pilha de controle remoto, bateria de automóvel, bateria de celular etc.

Exemplo de fontes de tensão contínua ou simplesmente corrente contínua:

2.2. Características da Fonte de Tensão Contínua

Fontes de tensão contínua mantém constante a DDP entre os seus terminais. Sendo essa representaa em Volts (V) ou simplesmente voltagem que por sua vez é Joules/coulomb, ou seja, é a quantidade de trabalho realizado para o transporte de um coulomb (carga) de um pólo a outro. Quando falamos que uma fonte tem 9 volts, estamos dizendo que ela realiza o trabalho de 9J para transportar 1c de um pólo a outro.

2.3. Assosiação de Fontes de Tensão Contínua

2.3.1. Associação em Série

A associação em série de fontes de tensão permite aumentar a diferença de potencial disponibilizada para efeitos de alimentação de um circuito. Um exemplo

da associação em série de fontes é a utilização de múltiplas pilhas para alimentar aparelhos electrodomésticos, lanternas, rádios portáteis, etc. Com efeito, é comum associarem-se em série quatro pilhas de 1.5 V (correctamente associadas) para definir uma fonte de alimentação de 6 V.

2.3.2. Associação em Paralelo

A associação em paralelo de fontes de tensão é uma operação cuja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com