TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elétrica Aplicada

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI.

CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.

ELÉTRICA APLICADA.

Nomes e R.A(s).:

Gabriel de Alcantara Andrade - 6660428169

Júlia Jorge Cardoso Bomfim - 6819469515

AVALIAÇÃO

PROFESSOR: Douglas de Queiroz Correa.

DATA: 30 de Setembro de 2015.

NITERÓI

2015

Geração da corrente alternada:

A corrente alternada (CA ou AC, em inglês) é aquela que é gerada nas usinas e atravessa grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas casas. A propriedade dela é que não tem uma polarização, ou seja, não tem um polo positivo e outro negativo definidos como acontece na corrente contínua. Por causa disto, seu sentido muda, e seus polos são chamados de fases, já que cada um deles admite as duas condições (acontece quando a tensão for de 220V, por que há a presença de 2 fases). Ela é utilizada para transmissões em longas distâncias pois não ocorre perdas. Vimos que a tensão elétrica é a responsável por "empurrar" a corrente elétrica. Na corrente alternada, podemos utilizar uma alta tensão para transmitir com agilidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por causa disso ela é usada para essa intenção.

Veja a alternância da característica positiva e negativa no desenho abaixo e como se comporta uma fase em corrente alternada: 

[pic 1]

Cada alternância equivale a um ciclo. Cada ciclo ocorre, dependendo da região do país e do mundo, 50 ou 60 vezes por segundo. Isso é o que chamamos frequência, e é dada em Hertz.

[pic 2]

Diferença entre a corrente continua e corrente alternada:

  • Alternada

Nesse tipo de corrente, o fluxo de elétrons que leva a energia elétrica através de um fio não segue no mesmo sentido. As vezes os elétrons vão para a frente, as vezes para trás, variando de rota 120 vezes por segundo. Essa alteração é fundamental, porque os transformadores que existem em uma linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado. Dentro do transformador, a voltagem da energia transmitida é aumentada, fazendo com que ela viaje longe, desde uma usina até a sua casa.

  • Contínua

Já neste, o fluxo de elétrons passa pelo fio consecutivamente no mesmo sentido. Já que não há alternância, essa corrente não é aceita pelos transformadores e não ganha voltagem maior. Resultado: a energia elétrica não pode seguir muito longe. Por causa disso, a corrente contínua é utilizada em baterias e pilhas ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como um chuveiro. Mas ela não serve para conduzir energia entre uma usina e uma cidade.

Vantagens e desvantagens da corrente alternada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com