TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elétrica e tensão na engenharia

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS E ENERGIAS RENOVÁVEIS

UNIDADE DE EDUCAÇÃO

TÉCNICO EM ELÉTROTECNICA

JOÃO PEDRO BEZERRA SOARES

LINDEMBERG SOARES DE FREITAS

ENERGIA RENOVAVEL DAS MARES-ONDOMOTRIZ

Natal/RN, 2015

CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GÁS E ENERGIAS RENOVÁVEIS

UNIDADE DE EDUCAÇÃO

TÉCNICO EM ELÉTROTECNICA

JOÃO PEDRO BEZERRA SOARES

LINDEMBERG SOARES DE FREITAS

APROVEITAMENTO DAS ONDAS DO MAR

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, como requisito parcial para a obtenção do título de técnico no curso técnico em eletrotécnica.

Orientador: Prof. Jeane kelly

Natal/RN, 2015

JOÃO PEDRO BEZERRA SOARES

LINDEMBERG SOARES DE FREITAS

APROVEITAMENTO DAS ONDAS DO MAR

ONDOMOTRIZ

Trabalho de conclusão de curso técnico profissionalizante, apresentado à Unidade de Educação do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, como parte dos requisitos para a colação de grau no curso.

Data: ___________________________________________ Resultado:_______________________________________

BANCA EXAMINADORA

Orientador __________________________________________________ Assinatura __________________________________________________

Prof. _______________________________________________________ Assinatura ___________________________________________________

Prof. ________________________________________________________ Assinatura _________________________________________________

Natal, [dia] de [mês] de [2015]

DEDICATÓRIA

Dedico este TCC de conclusão de curso. Aos meus amigos e colegas do curso, os meus queridos professores que ajudaram em cada matéria passada dedicam também aos meus pais que deram força e apoio pra que eu continuasse neste caminho, e também a coordenação e a instituição pelo ambiente e carinho que foi nos dado.

AGRADECIMENTO

Quero agradecer, em primeiro lugar, а Deus, pela força е coragem durante toda esta longa caminhada. A todos os professores do curso, qυе foram tão importantes na minha vida para que eu seja um bom técnico no mercado de trabalho, aos amigos е colegas, pelo incentivo е pelos apoios constantes que foram os melhores que eu já tive. À minha família, por sua capacidade de acreditar em mim е investir.

EPÍGRAFE

A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar.

Albert Einstein

RESUMO

História da ondo motriz no mundo (brasil)

A alguns anos atrás vários cientistas vem tentando criar um meio de energia pelas ondas do mar mas muitos não foram bem sucedidos, alguns por falta de tecnologia e outros por falta de estudos corretos, de acordo com o engenheiro civil WAGNER TADEU RIBEIRO FORTES MG-BELO HORIZONTE, podemos citar como as primeiras experiências com o objetivo de tentar gerar energia com o movimento do oceano foram feitas no fim do Século XVIII, na França onde tentaram fazer algo que vinhe-se a boiar e aproveitar o balanço das ondas do mar . Mas nem todos os projetos realizados foram um sucesso. Desde então houve tentativas em outros países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Em 2008, mas foi em Portugal que um projeto feito foi eleito com sucesso pelos cientistas onde foi inaugurado o Parque de Ondas de Aguçadoura, a primeira “fazenda de ondas do mundo”

A energia produzida pelas ondas de alto mar, são mais estáveis que a das ondas de rebentação. O Parque de Ondas é ligado através de cabos submarinos a uma subestação de interligação com a rede eléctrica.

A Enersis que gostou e apoiou este projeto investiu um valor inicial de 8,5 milhões de euros neste projeto. O Parque de Ondas da Aguçadoura vai produzir inicialmente energia eléctrica que poderá abastecer uma povoação de 6.000 habitantes. No decorrer dos próximos anos, a Enersis prevê instalar 20 MegaWatts (MW), que resulta num investimento de 70 milhões de euros visando a importância a nível económico pois tendo a liderança da tecnologia vai poder estar à frente dentro do mercado, instalando novos Parques de Ondas em todo o mundo.

Projeto criado em pecém ondo motriz

Em meio a tanta energia que o planeta terra possui, muitos cientistas da Coppe e Tractebel  Energy   que trabalham  com energia renováveis e ideias ótimas para o futuro pensaram em criar uma nova fonte de energia que fosse limpa e renovável, vindo em mente reaproveitar o mar e suas ondas para gerar uma energia boa e de qualidade  , com esse pensamento eles chegaram a fazer alguns estudos e protótipos para construir uma usina no brasil, com suas pesquisar avançadas chegaram a um ponto onde criaram a usina no mar  , onde De acordo com  SÉRGIO TORRES, DO ESTADO DE S.PAULO    a primeira usina da América Latina movida pela força das ondas do mar onde localiza-se no Porto de Pecém, no litoral cearense, a cerca de 60 km da capital Fortaleza., criado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e patenteado nos Estados Unidos. O sistema inédito tem apoio do governo do Ceará e foi financiado pela Tractebel Energia por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao custo de R$ 18 milhões em quatro anos. Nesta usina Deverão ser gerados 100 quilowatts (KW) para o abastecimento de energia do principal porto cearense. Com a mesma quantidade de quilowatts é garantido o abastecimento de eletricidade de 60 famílias. O projeto e composto  deste jeito: No mar tem dois braço mecânico com flutuador e junto ao braço tem uma bomba hidráulica. Com o movimento da agua o flutuador e o braço mecânico tende a se movimentar para cima e para baixo. A subida significa um aumento na pressão e a decida significa diminuição da pressão. Com isso essa pressão recai sobre a bomba hidráulica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (249.8 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com