TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo PONTOS FORTES

Tese: Empreendedorismo PONTOS FORTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Tese  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

PONTOS FORTES

4.2 Concorrente

Devido a grande procura pelos serviços oferecidos por uma clinica de estética, ouve um grande aumento no numero de clinica abertas nos últimos anos, mais vale a pena destacar que nem todas são credenciadas ou oferecem um serviço de qualidade.

Para ser um diferencial no mercado concorrido que existem hoje no ramo de clinica de estéticas, oferecemos algumas promoções e possibilidade de pagamento diferenciados dos nossos concorrentes, alem de oferecer um atendimento diferenciado, sempre buscando o conforto dos nossos clientes. Um outro grande diferencial e que oferecer um salão de beleza completo, com os melhores produtos e equipamentos, e profissionais especializados.

A sociedade sempre buscou o mundo da estética, seja para o embelezamento, seja para dar continuidade aos tratamentos dos pós-operatórios, seja por compartilhar com o profissional de Estéticos momentos de tristeza e de alegrias, de dúvidas, de angústias e ansiedades. Em verdade, a relação entre profissional e cliente, tornou-se muito forte, criando-se um vínculo de afeto, responsabilidade e respeito, ou seja, a estética vem adquirindo um novo conceito, não apenas na visão do “embelezamento”, mas como junção entre a imagem pessoal e a sensibilidade em lidar com os sentimentos de seus clientes, em síntese; a relação deve ser sincera, principalmente em se tratando de um ser humano, que, em algumas situações, está sensível e desorientado, buscando compreensão e refúgio para seus problemas, vejamos mais detalhes a seguir neste capitulo.

A Matriz SWOT é uma técnica muito utilizada por empresas que buscam se antecipar ao mercado e estar à frente de seus concorrentes, pois consiste na análise do ambiente interno e externo da empresa para auxiliar no planejamento e adoção de estratégias.

SWOT, sigla em Inglês, também conhecida e traduzida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) significa:

Strengths - Forças

Weakness - Fraquezas

Opportunities - Oportunidades

Threats – Ameaças

Apesar de ser amplamente utilizada por grandes empresas para melhorar suas práticas de mercado e minimizar incertezas, a análise SWOT também é útil na vida profissional e pessoal (bastar adaptar os exemplos e perguntas que serão apresentados abaixo). Serve para um melhor autoconhecimento e para buscar o aperfeiçoamento nos aspectos que precisam ser melhorados.

Para iniciar a análise e definir os pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades, é importante saber diferenciá-los. A formulação de perguntas também ajuda neste processo.

Pontos Fortes: tudo aquilo que a empresa faz bem ou melhor que as outras, e que está sob seu controle, ou seja, pode alterar, melhorar e aperfeiçoar a qualquer momento, pois está relacionado à parte interna da empresa (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fortes:

*O que a empresa e a equipe fazem bem?

*Que recursos podem ser otimizados e aproveitados?

*O que os outros acham que a empresa faz de melhor?

*Quais as vantagens que a empresa disponibiliza?

*Possui boa comunicação entre os setores?

Pontos Fracos: tudo aquilo que a empresa tem dificuldade, possui reclamações e pode melhorar, já que está relacionado à parte interna da empresa e pode ser controlado pela mesma (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:

*No que a empresa pode melhorar?

*Onde tem menos recursos?

*Possui práticas antigas?

*Os clientes reclamam de quais aspectos da empresa?

*O que os outros acham que são suas fraquezas?

Oportunidades: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle, ou seja, a empresa não tem como intervir (ambiente externo). Algumas perguntas para identificar as oportunidades:

*Quais são as oportunidades externas identificadas? (Parcerias com empresas, propostas, entre outros).

*O cenário econômico está favorecendo à empresa?

*Quais as demandas, novos produtos e serviços?

* Há crescimento do mercado?

Ameaças: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle. Logo, a empresa não pode atuar sobre as ameaças, pois está no ambiente externo à empresa. Algumas perguntas para identificar as ameaças:

*Que tipos de ameaças a empresa possui? (Concorrentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com