TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia

Tese: Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  Tese  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

ENERGIA

A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou qualquer outra parte da terra. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produtos competitivos no mundo globalizado.

ENERGIA RENOVÁVEL

As fontes de energia renovável são aquelas que são inesgotáveis, que podem ser renovadas ou regeneradas, já que são encontradas em grande quantidade na natureza, ou seja, são originárias de fontes naturais.

Entre as vantagens da energia renovável destaque para o fato de que ela causa menos impacto ao meio ambiente, tanto no que se refere ao desmatamento quanto à poluição. Por isso, ela se torna uma excelente opção para conter a poluição atmosférica e o aquecimento global.

TIPOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

• Eólica – energia do vento

• Solar – energia solar

• Maremotriz e das ondas – energia dos mares e oceanos

• Hidráulica – energia dos rios e correntes de água doce

• Geotérmica – energia vinda do interior da Terra

• Biomassa – energia da matéria orgânica

• Hidrogênio – combinação do hidrogênio com o oxigênio

ENERGIA EÓLICA

A energia eólica nada mais é do que a energia gerada pelo vento. Esse tipo de energia é utilizado nas embarcações e nos moinhos. Mas como a energia é captada? Através de aerogeradores, ou seja, de grandes turbinas em formato de cata-vento. As turbinas são colocadas em locais abertos onde há boa quantidade de vento. O movimento delas é provocado por um gerador que gera a energia elétrica.

Entre as vantagens da energia eólica está o fato de ela ser uma fonte renovável e limpa, já que não emite gases poluentes, não emite gases de efeito estufa, nem gera resíduos, por isso é considerada uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.

Porém, há algumas desvantagens da energia eólica, como, por exemplo, a poluição visual e sonora que as turbinas provocam. O impacto sonoro é mais forte que o impacto visual (as turbinas interferem na paisagem do local), por isso a construção de parques eólicos fica praticamente inviável muito próximo de regiões habitadas. O equipamento também é caro, o que pode inviabilizar a criação de parques eólicos.

ENERGIA SOLAR

Em países como o Brasil, a energia solar deveria ganhar mais destaque, já que o Brasil é um país tropical e, por isso, a incidência de sol diária nas cidades é muito maior do que em países do Norte, por exemplo. No entanto, no Brasil, a energia solar ainda é subutilizada Hemisfério.

Proveniente do sol, a captação de energia solar é feita de duas formas: através de painéis solares, formados por células fotovoltaicas, que convertem a energia solar diretamente em energia elétrica, e os aquecedores solares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com