TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar com Garrafas PET's

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Conceituação

A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Porém com os altos preços da energia elétrica as pessoas com baixa renda ficam desfavorecidas. O chuveiro elétrico é o maior vilão na conta de luz, segundo uma pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reforça as constatações oficiais de que os chuveiros elétricos são responsáveis por 23% do consumo residencial no horário de pico, com impacto na curva de carga do sistema elétrico brasileiro.

Pensando nisso o aposentado José Alcino Alano, morador da cidade catarinense de Tubarão desenvolveu o aquecedor solar com garrafas PET e este manual contêm os principais passos para a confecção de um aquecedor solar utilizando alguns materiais recicláveis. Esta invenção lhe valeu a conquista do Prêmio Super Ecologia 2004, oferecido pela Revista Super-Interessante, de circulação nacional.

A invenção dele tornou-se projeto de governo. A Celesc (Companhia Catarinense de Energia Elétrica) firmou um convênio de cooperação técnica para difusão dos aquecedores solares compostos por materiais descartáveis. Com o nome “Energia do Futuro”, o projeto de José já beneficiou mais de 8 mil pessoas em Santa Catarina.

A Celesc promove até hoje, oficinas em várias comunidades de Santa Catarina, ensinando a replicar e criar o aquecedor solar de baixo custo.

Além de economizar energia elétrica e beneficiar diretamente o meio ambiente, o projeto tem como objetivo despertar nas pessoas a consciência de que, todas essas embalagens pós-consumo disponibilizadas no meio ambiente, (garrafas PET e embalagens cartonadas longa vida) podem transformar-se em algo útil.

2 - Proposta inicial

O aquecedor solar caseiro tem os mesmos princípios de funcionamento dos convencionais e pode esquentar a água a partir da luz do sol, sem a utilização de energia elétrica.

Além de economizar energia, beneficiar diretamente o meio ambiente, com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.

O projeto tem como objetivo despertar nas pessoas de um modo geral, a consciência de que todas essas embalagens pós-consumo podem transformar-se em algo útil no lado social e proporcionar uma melhor qualidade de vida a tantas pessoas, com um pouco mais de conforto.

6 - Plano mestre

6.1 – Atividades do projeto:

O principio de funcionamento por termo sifão é o que melhor se adapta a sistemas simples, como este projeto. Desde que, tenhamos a possibilidade de instalarmos o coletor solar sempre abaixo do nível inferior da caixa ou reservatório.

Á medida que a água esquenta sobe pelas colunas do aquecedor/coletor, seguindo a tubulação e regressando a parte superior da caixa ou reservatório. A água fria por ser mais pesada flui para a parte inferior do coletor mantendo o aquecedor sempre cheio de água e fechando o ciclo de aquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com