TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento de garrafas pet como fonte de renda

Projeto de pesquisa: Reaproveitamento de garrafas pet como fonte de renda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 8

1 TEMA

Reaproveitamento de garrafas pet como fonte de renda.

1.1 Delimitações do Tema

Reutilização de garrafas pet como alternativa de geração de fonte de renda a partir da confecção de objetos artesanais.

Criando ações de reciclagem e reutilização do lixo, e contribuindo para a conscientização contra a poluição do meio ambiente. Com ações simples e principalmente na conscientização das crianças que são o futuro do mundo.

Sabemos que reciclar diminui a poluição, poupa recursos naturais e ainda pode gerar lucro. A reciclagem pode auxiliar na produção de materiais de menor custo, colaborando na redução do custo das habitações, um dos mais caros e inacessíveis bens que produzimos e da infraestrutura - rodovias, estradas de ferro, barragens, etc.

Pode também reduzir o consumo de recursos naturais. A utilização de resíduos como matéria prima reduz a quantidade de recursos naturais retirados do meio ambiente. A reciclagem de uma tonelada de sucata de aço permite uma redução em 90% no consumo de materiais primas naturais.

Muitas vezes a reciclagem pode reduzir o consumo de energia na produção de materiais. A reciclagem de sucata de aço permite a produção de um novo aço consumindo apenas aproximadamente 70% da energia gasta para produção a partir de materiais primas natural. Já a utilização de sucata de vidro como matéria prima para a produção de vidro reduz apenas em cerca de 5% o consumo de energia. A substituição do clínquer Portland em 50 % por escória de alto forno permite uma redução de cerca 40 % no consumo de energia. Muitas vezes a distância de transporte é crítica em uma avaliação de balanço energético.

Além de também ajudar a reduzir o volume do aterro sanitário. Os resíduos não reciclados são depositados em aterros sanitários. Estes aterros ocupam espaços cada vez mais valorizados, especialmente aqueles próximos aos grandes centros urbanos. Aterros sanitários concentram resíduos, muitos deles nocivos e significam risco de acidentes ambientais, mesmo que tomadas todas as medidas de técnicas de segurança.

Resíduo reciclado é produtivo e não ocupa espaço em aterros sanitários. Resíduos nocivos podem ser "encapsulados" no processo de reciclagem.

2. Objetivo geral:

Conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e a utilização de materiais de fontes renováveis. De forma criativa, através do reaproveitamento do lixo reciclável.

2.1. Objetivo específico:

• Conscientizar sobre a importância da utilização de fontes renováveis.

• Criar um movimento que envolva crianças e adultos com o mesmo objetivo de reciclar e recriar.

• Divulgar movimentos de sustentabilidade.

• Diminuir o acumulo de lixo e o desperdício.

• Mostrar um pouco da realidade dos catadores de lixo.

• Elevar a qualidade de vida humana e do meio ambiente.

3. Publico alvo:

População em geral, principalmente as crianças.

4. REFERENCIAL TEORICO

4.1 PET

Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.

Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.

4.2 Reutilização

O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1 bilhão e meio de plástico não biodegradável é descartado no meio ambiente por ano, o que significa algumas centenas de anos para absorção na natureza.

4.3 Formas de Reutilização

Existem diversos projetos de recolhimento de PET para reciclagem no Brasil, que são utilizados tanto na geração de outros produtos como brinquedos, móveis, como também são triturados e reprocessados para darem origem a novas garrafas e outros objetos feitos com polietileno. A grande vantagem, além da óbvia preservação do meio ambiente, é o custo. Uma garrafa de polietileno reciclado custa cerca de 40% menos que a tradicional e a maneira como a reciclagem é feita elimina qualquer possibilidade de contaminação ou queda na qualidade do produto final. É uma perfeita garrafa PET, só que a matéria-prima já veio semi-pronta.

5.EDUCAÇÕES AMBIENTAIS PARA A POPULAÇÃO

Muitas pessoas ainda desconhecem a importância da coleta seletiva. Por isso, ações deste porte são de extrema importância, pois além de orientar, transformam o cidadão em um agente facilitador da preservação do meio ambiente

5.1 Problemas do Lixo.

O lixo é apenas um dos muitos problemas, um incômodo indesejável da sociedade de consumo. A reciclagem é uma solução para minimizar o problema do lixo, mas nem sempre viável. Uma das soluções pode estar numa equação simples: quem gerar mais lixo terá que pagar mais por isso. Desta forma as pessoas não terão incentivos para produzir dejetos.

A questão do lixo gerado nas cidades é um dos grandes problemas da maioria dos municípios brasileiros. Os altos custos da implantação e manutenção dos sistemas de coleta e tratamento de lixo têm levado ao fracasso muitas tentativas de equacionamento. Como sempre, é a comunidade que vai sofrer os maiores impactos ambientais, produzidos pela falta de saneamento dos resíduos domésticos, hospitalares e industriais, com expressivo aumento de doenças.

5.2 Contaminação

Um dos problemas encontrados mais frequentemente na recuperação é a contaminação. Principais tipos de contaminação que os materiais plásticos podem apresentar:

- Contaminação por fusão: esse tipo de contaminação se dá quando, no caso da borra, o plástico foi usado para limpar o canhão de uma máquina e fundiu-se com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com