TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia termoelétrica

Trabalho acadêmico: Energia termoelétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 13

termoeletrica

slide 2

historico

Energia termoelétrica é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc.) realizada nas usinas termoelétricas.

A energia térmica começou a ser utilizada para o preparo de alimentos, utilizando-se a madeira para a queima. Novos conhecimentos sobre energia surgiram, e o carvão passou a

ser utilizado como combustível. O petróleo foi descoberto, e seus derivados passaram a substituir o carvão mineral como combustível. Assim, a energia termoelétrica foi se desenvolvendo. Hoje, outras técnicas, como a queima de hidrocarboneto, são utilizadas para a produção da energia. Novas técnicas não-poluentes estão sendo buscadas.

A grande maioria das usinas térmicas no mundo usa combustível fóssil, apenas cerca de 18,7% da eletricidade produzida no mundo provêm de usinas hidrelétricas enquanto 81,3% de usinas termelétricas (40% carvão, 10% óleo, 15% gás natural, acima de 15% nuclear, outros 1,3%). O carvão é a fonte energética mais usada no mundo para geração de energia elétrica por sua abundância, pela distribuição de jazidas no mundo e suas vantagens econômicas e também a fonte que mais contribui com emissões atmosféricas. A maioria das usinas térmicas tem potência nominal entre 200 e 2000 MW.

slide 3

INTRODUÇAO

Introdução: História e situação atual da produção de energia Como funciona desde a planta até a produção de energia Impactos ambientais Aspectos positivos e negativos Razões econômicas que podem indicar a escolha na construção de uma usina Influências políticas Maiores produtores Fotos de usinas Conclusão Termoelétricas .

Essas termoelétricas, movidas a óleo combustível, diesel e carvão, são contratadas para ficar em stand by para qualquer emergência no sistema elétrico, a exemplo da seca que o País vive atualmente (ler abaixo). Para ficarem paradas à espera de um chamado do ONS, elas ganham uma receita fixa mensal. Quando são acionadas, além da renda mensal, recebem também pelo custo do combustível, que é extremamente elevado - acima de R$ 500 o MW hora. Todo esse dinheiro sai do bolso dos brasileiros quando pagam a conta de luz.

É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Outras formas de geração de eletricidade são energia solar, energia eólica ou hidreletrica

Geralmente algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão é queimado na camara de combustão. O vapor movimenta as pás de uma turbina, cada turbina é conectada a um gerador que gera eletrecidade.

Há vários tipos de usinas termelétricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais porém com combustíveis diferentes. Alguns exemplos são:

•Usina a óleo;

•Usina a carvão;

•Usina nuclear; e

•Usina a gás: usa gás natural como o combustível para alimentar um turbina de gás. Porque os gases produzem uma alta temperatura atraves da queima, e são usados para produzir o vapor

para mover uma segundo turbina, e esta por sua vez de vapor. Como a diferença da temperatura, que é produzida com a combustão dos gases liberados torna-se mais elevada do que uma turbina do gás e por vapor, portanto os rendimentos obtidos são superiores, da ordem de 55%.

slide 4

Funcionamento

Geralmente funciona com algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão é queimado na câmara de combustão, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira. A potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina - fazendo com que esta gire - e no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - é que transforma a potência mecânica em potência elétrica. A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidor

slide 5

TIPOS DE USINAS TERMOÉLETRICAS:

Há vários tipos de usinas termelétricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais porém com combustíveis diferentes. Alguns exemplos são: q Usina a óleo; q Usina a gás: usa gás natural como o combustível para alimentar um turbina de gás. Porque os gases produzem uma alta temperatura através da queima, e são usados para produzir o vapor para mover uma segundo turbina, e esta por sua vez de vapor. Como a diferença da temperatura, que é produzida com a combustão dos gases liberados torna-se mais elevada do que uma turbina do gás e por vapor, portanto os rendimentos obtidos são superiores, da ordem de 55%; q Usina a carvão; e q Usina nuclear. Assim estas podem em algumas vezes serem menos rentáveis que as hidrelétricas.

slide 6

funçao importacia

Em função do grande potencial hídrico, o Brasil utiliza a energia termoelétrica de forma estratégica. Esse uso ocorre quando há diminuição de água, provocada pela carência de chuvas, nas represas que abastecem as usinas hidrelétricas.

slide 7

tipos de combustiveis

Os combustíveis da termoelétrica são a madeira, o carvão, o petróleo e seus componentes como:

_ gás de petróleo , querosene e gasóleo .

slide 8

IMPACTOS AMBIENTAIS

Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do efeito estufa e da chuva ácida.

Os impactos ambientais provocados pela construção de uma usina hidrelétrica são irreversíveis. Apesar das usinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com