TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng Ambiental - Ecopontos

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

I Congresso de Engenharia Civil 2017

Curso Eng. Civil

Resíduos Sólidos Urbanos – Ecopontos em São Luís, funcionalidade e comparativo com a cidade de Curitiba.

Rodrigo Boncewicz da Fonseca  - CPD 22968; Murilo Sousa Soares – CPD 44343 ; Wellington Jordan Oliveira Hanshkov – CPD 40944; Jonas da Silva Santos Jacinto – CPD 32351.

1 Engenharia Ambiental, Universidade Ceuma, Campus Renascença

RESUMO

A preocupação com o meio ambiente e o mau gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos na maioria das cidades brasileiras, vem obrigando os municípios a encontrarem novas alternativas para esse gerenciamento e disposição final dos mesmos de maneira a tornar mínima a agressão causada ao meio ambiente. A adoção de uma consciência ambiental por parte do poder público e da população se faz necessária para garantir o adequado sucesso do gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos dos municípios. Essa pesquisa expõe o funcionamento dos Ecopontos localizados na cidade de São Luís e projetos do sistema adotado na cidade de Curitiba.

Palavras-Chaves: Resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, reciclagem, ecopontos;

1 Introdução

A cidade de São Luis-MA nos últimos anos vem crescendo rapidamente com o aumento da urbanização, industrialização, comércio e consequentemente o crescimento populacional, todos esses fatores influenciam  para o constante aumento da geração de resíduos fazendo-se de suma importância o bom gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos.

Visando a melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em São Luís, a partir do ano de 2016, a Prefeitura de São Luís criou os ECOPONTOS, que servem para receber materiais que não são recolhidos na coleta convencional, diminuindo assim os pontos de descarte irregular de resíduos em terrenos e áreas públicas.  Os cinco Ecopontos existentes atualmente  atendem a uma pequena parcela da demanda atual dos resíduos gerados pela cidade.

Utilizaremos como exemplo o plano de gerenciamento de resíduos sólidos da cidade de Curitiba-PR, visando trazer boas ideias que possam se encaixar no contexto de São Luís - MA.  

2 Metodologia

Foram elaboradas pesquisas nas prefeituras de São Luís e Curitiba, onde foi possível notar uma grande diferença na gestão de resíduos sólidos urbanos. Explicaremos as funcionalidades dos cinco Ecopontos existentes em São Luís e utilizaremos como exemplo para melhorias deste projeto alguns projetos de resíduos sólidos da cidade de Curitiba.

3 Programas de gerenciamento de resíduos São Luís / Curitiba

3.1 Destino dos resíduos sólidos em São Luís - Ecopontos

O Ecoponto é um projeto ambiental criado na gestão do atual prefeito Edivaldo Holanda para receber  materiais que não são recolhidos na coleta convencional, diminuindo assim os pontos de descarte irregular de resíduos.

Atualmente existem cinco Ecopontos na capital Maranhense: Bairro de Fátima, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América e Angelim. O projeto da gestão prevê outros ecopontos na cidade, devido ao grande número da população e área extensa dos bairros.

 Possuem uma estrutura padrão com área administrativa, instalações sanitárias, estacionamento, áreas de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área para manobra de equipamentos e veículos, em espaço total de 1100 metros quadrados. Para recebimento do material, são quatro baias de alvenaria cobertas e sinalizadas nas cores especificadas pela Resolução Conama n° 275/2001 – amarelo para metal, azul para papel e papelão, vermelho para plástico e verde para vidro, conta ainda com baia específica para resíduos de poda e capina, além de depósito para descarga de entulhos da construção civil.

[pic 1]

Figura 1 – Área Interna Ecoponto no bairro Bequimão. Fonte: Rodrigo Boncewicz da Fonseca em 26-05-2017.

Esses equipamentos têm contribuído para melhoria nas condições de saúde da população, no aspecto de limpeza dos bairros, no aumento da quantidade de material reciclável que retorna ao ciclo produtivo e consequentemente no aumento do tempo de vida útil do aterro sanitário.

Os materiais recebidos nos Ecopontos são destinados à Associação de Catadores de Material Reciclável, Cooperativa de Reciclagem de São Luís e Aterros.

De acordo com a coordenadora de limpeza pública, Valéria Leão, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos - SEMOSP, são recolhidos em média 1.200 (hum mil e duzentas) toneladas de resíduos sólidos por mês nos cinco Ecopontos em operação.

Conforme planilha fornecida pela SEMOSP demonstrada abaixo, ainda há muito a ser melhorado tanto por parte da conscientização da população, melhorias dos projetos existentes e implantação de novos planos de gestão de resíduos.

[pic 2]

Figura 2 – Geração de resíduos sólidos urbano em São Luís – Planilha gerl. Fonte: SEMOSP.

3.2 Melhorias para o gerenciamento de resíduos sólidos que podem ser adotadas

Após pesquisas realizadas nos diversos programas de gerenciamento de resíduos sólidos na cidade Curitiba – PR citaremos os mais relevantes onde estes poderiam ser aplicados na cidade de São Luís.

3.2.1 Coleta Seletiva Porta a Porta – Programa Lixo Que Não é Lixo

É a disponibilização do serviço de coleta regular porta a porta dos resíduos potencialmente recicláveis, previamente separados, oriundos das residências, comércios e outros locais de geração. As equipes de coleta são compostas por 1 (um) caminhão baú 40 m³, 1 (um) motorista e 2 (dois) coletores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (340.6 Kb)   docx (206.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com