TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento ambiental questões - eng civil

Por:   •  5/11/2015  •  Exam  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 5
  1. (VALE 02 PONTOS) DISCORRA SOBRE A IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA DO CICLO HIDROLÓGICO E DO CICLO DO NITROGÊNIO NA ENGENHARIA CIVIL.

O ciclo hidrológico é de fundamental importância para o meio ambiente, a vida terrestre e também para a Engenharia Civil. A engenharia Civil está diretamente ligado a este fator pois não é dependente apenas dos insumos mas depende também da água.

O ciclo hidrológico define algumas das aplicações da engenharia civil como o sistema de drenagem urbano onde é necessário um amplo estudo para saber a incidência de chuvas em determinadas regiões para realizar todo o cálculo necessário, para execução de projetos de drenagem pluvial, a dependência da engenharia civil da água para fabricação de argamassas, pintura entre outros. No Brasil o consumo de água somente na construção civil representa 16% sobre toda a água consumida devido a isso o ciclo hidrológico é de grande importância na construção civil.

O ciclo do nitrogênio é de grande importância para a engenharia civil. Pois o ciclo do nitrogênio é um fator que influi na fertilidade do solo, ou seja, a partir de bactérias a água pluvial, animais mortos, vegetais em decomposição e com o nitrogênio convertido em nitrato é adentrado ao solo. Devido a esses fatores se cria solos com grande quantidade de material orgânico o que é prejudicial a construção civil. A partir desta análise é necessário a remoção da camada orgânica e a terraplenagem para adequar o solo para a construção civil.

Mas também há o lado em que esta camada orgânica não demasiada auxilia, como nas encostas de taludes em que é a vegetação auxilia para manutenção das encostas e evitar a depreciação.

  1. (VALE 02 PONTOS) CITE E COMENTE OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESEQUILÍBRIO DO CICLO HIDROLÓGICO E DO CICLO DO NITROGÊNIO.

Desequilíbrio do ciclo da água:

  • Desmatamento: O desmatamento é um dos fatores que influenciam no desequilíbrio do ciclo da água em primeiro plano o desmatamento próximo a rios, lagos, lagunas causa o assoreamento em que os rios perdem grande parte do volume de água, no percurso, causar enchentes assim influenciando diretamente no ciclo. Em segundo plano o papel da evapotranspiração dos vegetais e do solo em que locais que sofreram desmatamento perdem a capacidade da transpiração dos vegetais e o solos desgastados com a formação de voçorocas devido ao desmatamento perdem muito da capacidade de absorção de água assim também influenciando no ciclo da água.
  • Poluição: A poluição dos rios e lagos afetam diretamente no ciclo da água pois influenciam na temperatura em que é necessário a realização da evaporação prejudicando o ciclo hidrológico. Já os gases que promovem o efeito estufa artificial formado pelo desmatamento, contribuição industrial, contribuição urbana com queimadas, veículos..., queima de combustíveis fósseis entre outros causam a chuva ácida que é capaz de matar arvores, acidificação de lagos e rios, impactar sobre agricultura e também na conservação de prédios e casas.
  • Impermeabilização do solo: Através da pavimentação asfáltica e impermeabilização para construção de casas e prédios influencia na ateração do ciclo hidrológico além de que o sistema de drenagem ineficiente do Brasil onde é ditado pelo sistema de separação absoluto não ocorre desta forma em que a água pluvial se mistura ao esgoto a tornando importável e como o esgoto nem sempre tem o destino correto acaba influenciando na contaminação de mares, rios e lagos.

Desequilíbrio no ciclo do nitrogênio:

  • Excesso de nitrogênio na atmosfera terrestre: Este nitrogênio pode voltar a terra pela precipitação atmosférica em locais diferentes de sua origem
  • A atividade agrícola: A atividade agrícola desenfreada pode alterar o ciclo do nitrogênio, afetando o equilíbrio ambiental
  • Queima de combustíveis fósseis: Libera nitrogênio para a atmosfera em forma de NO2 influenciando no efeito estufa
  • O nitrogênio despejado em rios, lagos e mares: Estimulam o crescimento acelerado de algas, causando o desequilíbrio ambiental
  • Material orgânico em excesso em rios e lagos: Causa a eutrofização da água, processo em que a água fica imprópria para sobrevivência aquática.

  1.  (VALE 02 PONTOS) QUAL A CONSEQUÊNCIA DO DESEQUILÍBRIO DO CICLO HIDROLÓGICO E DO CICLO DO NITROGÊNIO PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL?

O saneamento ambiental está ligado diretamente ao bem estar e equilíbrio do homem com o meio ambiente e assim está ligado a todos os ciclos. Assim com o desequilíbrio do ciclo hidrológico e do ciclo do nitrogênio acarretam diretamente sobre o saneamento ambiental. Pois ao falar em desequilíbrio do ciclo hidrológico gera a consequência de enchentes, danificação de prédios, casas, monumentos históricos, Influencia no clima. O desequilíbrio do nitrogênio causa a contaminação das águas causando a eutrofização, influenciado ainda mais pela falta do saneamento ambiental eficiente na maioria das cidades brasileiras. O nitrogênio na atmosfera terrestre acelera o efeito estufa e influencia na mudança climática e efeitos de ilha de calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com