TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng De Seguranca Sistema De Incendio

Trabalho Escolar: Eng De Seguranca Sistema De Incendio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 5

I - Considerando o assunto estudado na unidade III do caderno de estudos, assinale F ( Falso) ou V (verdadeiro) para as proposições a seguir:

(Valor total: 0,6)

1- ( V ) O tempo máximo para comutação (tempo em que o sistema de iluminação comece a funcionar) do sistema de iluminação por grupo motogerador é de 12 segundos.

2- ( F ) A água é um excelente agente extintor para ser utilizado em incêndios constituídos de metais pirofóricos ou ligas metálicas, pois possuem como característica a queima em altas temperaturas.

3- ( F ) Os extintores devem ser dimensionados nas edificações considerando a possibilidade de serem utilizados em grandes incêndios.

4- ( V ) A sinalização complementar deve ser utilizada para indicação de obstáculos, como pilares, arestas de paredes, proibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio, dentre outros.

5- ( F ) O hidrante de recalque tem o objetivo de permitir que a água do reservatório que abastece o sistema de hidrantes seja retirada para ser utilizada em outra edificação incendiada.

6- ( F ) Considerando o dimensionamento de extintores em uma área de uma determinada edificação onde a classe do fogo é “A”, a distância máxima que um usuário deverá percorrer para alcançá-los deverá ser 15 metros.

7- ( F ) A tensão de alimentação do sistema de iluminação de emergência deve ser no máximo 30Vcc a fim de evitar choques ao combater o incêndio com água. No caso de luminárias locadas em áreas protegidas para escoamento, livres de materiais combustíveis, podem manter a alimentação em 110/220Vca.

8- ( V ) Os extintores quando dimensionados externamente à edificação deverão possuir proteção contra intempéries e danos físicos.

9- ( V ) O reservatório do sistema de proteção por hidrante deverá ser de preferência o reservatório superior da edificação, a fim de garantir que no caso da inoperância das bombas de pressurização a edificação terá pelo menos água por gravidade no sistema.

10- ( V ) Quando deparamos com um equipamento elétrico energizado incendiando, podemos classificar o incêndio como classe C, entretanto se ele estiver desconectado da rede elétrica que o alimenta, o fogo pode ser tratado como classe A e/ou B.

11- ( F ) Quando for utilizado para abastecimento do sistema de proteção por hidrantes de parede o mesmo reservatório destinado ao consumo normal da edificação, a reserva técnica de incêndio deverá ser assegurada mediante diferença de nível entre a saída da canalização de incêndio, que sairá pelo lateral do reservatório, e a canalização de distribuição geral (água fria), que sairá obrigatoriamente pelo fundo do reservatório.

12- ( V ) A altura máxima de instalação dos extintores portáteis deverá ser de 1,60m do piso acabado, medindo a partir da alça de manuseio.

13- ( V ) No dimensionamento do sistema de hidrantes em edificações onde são utilizados os reservatórios elevados e bombas de pressurização é necessário realizar a derivação (by-pass) na rede hidráulica de incêndio de modo a garantir o funcionamento do sistema de hidrantes por gravidade.

14- ( V ) De acordo com o estudado, os extintores de incêndio são divididos em sistema de extintores portáteis, sistema de extintores sobre rodas e sistema fixo.

15- ( F ) A ligação elétrica das bombas de pressurização do sistema de hidrantes deverá ser a mesma da rede elétrica da edificação de forma que as bombas elétricas terão pleno funcionamento em caso de desligamento da energia da edificação.

16- ( V ) Uma das condições para o correto dimensionamento dos extintores é que sejam locados em locais onde a probabilidade do fogo bloqueá-los seja mínima.

17- ( V ) Sinalização de proibição, uma categoria da sinalização básica, possui função de alertar para áreas e materiais com potencial de risco.

18- ( V ) São algumas características das luminárias que compõem o sistema de iluminação de emergência: Resistir a uma temperatura de 70ºC por no mínimo 1h, ser construída de material que impeça a propagação de chama e que não produza gases tóxicos.

19- ( V ) Em regra geral, ao locar os hidrantes de parede, o projetista deverá observar, dentre outros, que estes não fiquem bloqueados pelo fogo, preferencialmente sejam locados próximos a entradas e escadas, guardando-se uma distância tal que não dificultem a utilização das mesmas quando do instante da evacuação da edificação.

20- ( F ) As classes de fogo não interferem no tipo de agente extintor dimensionado em uma edificação.

21- ( V ) Podemos afirmar que o correto dimensionamento do sistema de sinalização em edificações informa aos seus usuários sobre os riscos, alertando e/ou proibindo, ao mesmo tempo que identifica os equipamentos de combate à incêndio e detecção e, ainda, quais caminhos devem ser percorridos até à uma área segura, proporcionando segurança contra incêndio e evitam o pânico em uma edificação.

22- ( F ) Conforme estudado no caderno de exercícios, ao dimensionar os hidrantes de parede em edificações verticalizadas é aceito intercalar a locação dos hidrantes nos pavimentos, de forma que um pavimento possua e o outro não.

23- ( V ) A sinalização básica é dividida entre 05 (cinco) categorias, dentre as quais podemos citar a sinalização de orientação e salvamento, cuja função é indicar as rotas de saída, tais como escadas, corredores, saídas de emergência, dentre e outros.

24- ( V ) Em qualquer caso, o dimensionamento de bombas de pressurização é obrigatório para o dimensionamento do sistema de hidrantes a fim de garantir a pressão vazões mínimas no requinte.

25- ( V ) As cores das sinalizações de emergência são fundamentais para identificar a leitura das placas. Como exemplo, a cor vermelha é utilizada em símbolos de proibição, emergência e identificação de equipamentos de combate a incêndio e a verde para símbolos de orientação e socorro.

26- ( V ) Na hipótese da edificação ser obrigatório o dimensionado do sistema de hidrantes e possuir mais de um reservatório, estes deverão estar interligados por um barrilete de diâmetro mínimo superior ao da canalização.

27- ( V ) Dentre os objetivos do sistema de iluminação de emergência podemos citar o de permitir que a população de uma edificação possa abandoná-la com segurança e, ainda, garantir a entrada segura das equipes de intervenção.

28- ( V ) Sistema de blocos autônomos consiste de um sistema dotado de um painel de controle (central), rede de alimentação, luminárias de emergência e fonte de energia alternativa (baterias).

29- ( V ) O esguicho agulheta utilizado no sistema de hidrantes é extremamente eficaz, uma vez que proporciona desde o jato sólido (compacto) até o neblina em diferentes níveis. Estes modelos possuem uma manopla para fechamento e abertura rápida da passagem de água que proporciona uma aplicação mais eficiente e duradoura.

30- ( V ) O uso do sistema de proteção de extintores de sobre rodas é recomendado em edificações que produzem ou manipulem, armazenem e distribuem derivados de petróleo, podendo este sistema atender, nesta mesma edificação, locais situados em pavimentos diferentes.

II - Escolham a legislação contra incêndio de um Estado Brasileiro, podendo ser a de seu Estado, estude-a e discorra um texto sobre o dimensionamento do sistema de hidrantes.

(Valor total: 0,4)

Dimensionamento do Sistema hidráulico do Estado do Espirito Santo

5.8.7 Cada sistema deve ser dimensionado de modo que as pressões dinâmicas nas entradas dos esguichos não ultrapassem 50 m.c.a. ou o dobro daquela obtida no esguicho mais desfavorável considerado no cálculo. Podese utilizar quaisquer dispositivos para redução de pressão, desde que comprovadas as suas adequações técnicas.1

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »