TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Civil

Trabalho Universitário: Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

neider <sjernani@brturbo.com.br>

Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - UNIASSELVI/FAMESUL

Bacharelado em Sistemas de Informação (INF61) – Empreendedorismo 20/10/1

Este trabalho teve como objetivo uma abordagem sobre o profissional de sistemas de informação empreendedor e suas raízes, através de uma pesquisa bibliográfica em livros, notícias e artigos na internet. Levantou-se que tanto os sistemas de informação quanto o empreendedorismo são assuntos que começaram a se destacar muito recentemente, também ambos vem se tornando mais importantes e presentes. Constatou-se que o profissional de SI e o empreendedorismo estão relacionados, principalmente quando se fala de tecnologias eletrônicas. Assim como outros profissionais, o profissional de SI pode “estacar” e ignorar as novidades do mundo da informática, no entanto nota-se que a maior parte desses profissionais, principalmente os mais jovens, tentam acompanhar as novidades e tecnologias que surgem e evoluem todos os dias que facilitam e melhoram a sua vida. Todas essas tecnologias derivadas do avanço fornecem novas oportunidades de inovação e evolução para os profissionais empreendedores.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Sistemas de Informação. Profissional.

1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo, assim como os sistemas de informação, começou a se destacar no mundo contemporâneo muito recentemente. A revolução industrial demandou pessoas com visão, criatividade e inovação, onde o empreendedorismo deu seus primeiros passos. Logo depois, após a segunda guerra mundial, a criação da rede de computadores mundial - a internet - fomentou o uso de computadores como ferramentas de trabalho e de comunicação.

Atualmente, o empreendedorismo e os sistemas de informação são evidentemente imprescindíveis para a sustentabilidade econômica e social no mundo. Novas tecnologias multiplicam oportunidades para o profissional empreendedor.

Este trabalho apresentará a história do empreendorismo primeiramente. Logo após, no segundo tópico, será mostrado como a informação tornou-se tão importante, levando-nos à Era da Informação. No terceiro tópico será contextualizado o profissional de sistemas de informação empreendedor no mundo contemporâneo.

2 O EMPREENDEDORISMO

Segundo o Wikipedia (<http://pt.wikipedia.org/wiki/

Empreendedorismo#An.C3.A1lise_hist.C3

.B3rica>): “A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos

XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir”.

Para Bolson (2004, p.58) “a palavra empreendedor designa a pessoa que organiza, lidera, opera e assume os riscos de uma atividade ou projeto.”

Na década de 1990, houve um significativo aumento das exportações e a competitividade do Brasil com o mercado externo começou a se tornar um problema. Perante essa situação, muitos segmentos tiveram que se modernizar para se manterem e estabilizar a economia. Então, surgiu a necessidade de um profissional motivado capaz de identificar oportunidades e inovar, um profissional empreendedor.

Pode-se dizer que o empreendedorismo, ao visar a evolução da sociedade de forma oportuna e inovadora, é uma revolução em andamento: “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990 apud Dolabela, 2006, p135).

Como Sertek disse: “Há três coisas chaves no processo de desenvolvimento das competências de um empreendedor: saber, querer e fazer” (2007, p.18).

3 A INFORMAÇÃO

A informação é um recurso essencial em qualquer lugar: “O domínio da informação disponível é uma fonte de poder,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com