TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Civil

Tese: Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Tese  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO Nº 1)

Um cliente te procura dizendo que comprou um lote onde quer construir sua casa. Quais as orientações que você, como Engenheiro Civil, deve passar para o Cliente a fim de que as primeiras providências sejam tomadas? Quais são essas primeiras providências?

Em primeiro lugar, o Engenheiro responsável precisa saber quais as intenções do cliente com relação ao projeto. Por isso é importante que o engenheiro tenha em mãos

um questionário para orientá-lo. Saber sobre a localização do terreno, tipo de construção, número e designação dos cômodos, descrição resumida e aproximada do acabamento e verba aproximada para a obra.

Com esses dados em mãos, o engenheiro civil vai estudar a viabilidade da execução do projeto. Para nortear o profissional, ele precisa:

 Conferir no Registro de Imóveis o registro do loteamento, a matrícula individual do terreno e também saber se existe alguma dívida ou algum problema referente ao lote. Pode acontecer de dar problemas na hora da aprovação do projeto e o alvará de construção e o projeto ficar parado;

 É importante consultar órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz.

 É importante saber sobre o uso e ocupação do solo. É importante saber sobre o zoneamento, que faz parte do plano diretor de cada cidade. O zoneamento divide a cidade em áreas nas quais as possibilidades de construção são diferentes entre si. Ele define espaços residenciais, comerciais, industriais ou mistos, além de colocar taxas de ocupação, possibilidades máximas de construção, gabaritos de altura, etc.

 A declividade é sempre um fato importante. Muitos têm medo de terrenos muito íngremes, apelidados de “pirambeiras”, mas esses terrenos em geral custam menos e podem se mostrar excelentes barganhas.

 A obra pode ser um pouco, ou até muito mais cara do que um terreno plano. Mas uma bom projeto arquitetônico é capaz de obter resultados fantásticos.

 Declividades acentuadas tendem a possuir visuais mais amplos, bastante interessantes, que de certa forma contrabalanceiam o tradicional quintal ou jardim, é uma questão de escolha e oportunidade.

É recomendável também verificar informações junto aos Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um "Selo de Regularidade de Aprovação" às obras regulares.

2) Proposta para o cliente:

Belo Horizonte, 30 de agosto de 2013.

Referência: Proposta de Execução para Construção de um cômodo comercial

Prezado Senhor:

Vimos apresentar a V.Sa., nossa proposta para prestação de serviços da construtora KJ Construções - Mente da Engenharia– com todo o portifólio da empresa, necessário para execução da obra, bem como os profissionais necessários para tal fim.

Missão

A KJ CONSTRUÇÕES trabalha de forma profissional, com os melhores profissionais da área da construção.Trabalha de forma segura, eficiente, econômica, vizando a sustentabilidade e o anti -desperdício de materiais(pré-construção), bem como a conservação dos mesmos (Pós construção - Consultoria).

Proposta

Nossa proposta é cobrar na construção do cômodo por metro quadrado. Como o metro quadrado para esse tipo de construção está R$ 1333,04, então será cobrado o valor de R$ 119973,60, que poderá ser pago de 3 vezes, uma entrada (para compra de materiais) e mais 2 vezes. Esse valor inclui o kit de acabamento simples. Se o cliente optar pelo kit de acabamento luxo, será acrescido ao valor total + 10%.

Qualquer dúvida estarei à disposição pelo telefone (31) 9222-3599 ou pelo telefone

(31)3378-7788.

* Estou ciente de todo o contrato e me comprometo à cumprí-lo desde sua íntegra.

_____________________________________

José Eduardo S.Guirra (333.333.333-33)

3) Para uma reforma de uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico, quais as providências, regularizações, autorizações entre outras devem ser adquiridas/avaliadas antes de realizada a reforma?

Procurar o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para saber se a casa ou edifício é tombado, e se for, deve ser tomado medidas a não denegrir o patrimônio. Caso aconteça alguma irregularidade, o proprietário pode ser passível de multa.

4) Nas disciplinas de Materiais I e II foram aprendidas diversas propriedades dos Materiais de Construção Civil para que a escolha correta dos mesmos fossem feitas. A definição, escolha e destinação desses materiais é responsabilidade de quem? Do Cliente, Arquiteto ou Engenheiro?

Segundo o Código de Edificações:

Artigo 6º, parágrafo único: o profissional responsável pela direção técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com