TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Civil

Pesquisas Acadêmicas: Engenharia Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia Civil

O engenheiro civil possui um grande mercado de atuação, pois poderá participar da pesquisa, criação e desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo os já existentes com novas criações, mas sempre se faz necessário lembrar que ele terá a responsabilidade, inclusive jurídica de qualquer projeto do qual fizer parte, desde o seu início até a sua conclusão. De acordo com a necessidade do projeto, poderão fazer parte do mesmo, equipes de engenheiros, cada um desenvolvendo a parte que lhe compete. As suas principais áreas de atuação são:

1. Construção civil e urbana

2. Ambiental e Sanitária

3. Estruturas e Fundações

4. Transporte

5. Solo e Geotecnia

O engenheiro civil desenvolve atividades relacionadas com: análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determina o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, determinar o uso de equipamentos, e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado.

A Engenharia Civil atua na construção de edificações, e áreas da engenharia civil, em empresas de abastecimento de água e esgoto, de eletricidade e transporte. Este profissional pode atuar em consultorias técnicas e gerenciamento de implantação de projetos nas diversas áreas de engenharia, como também, na realização de ensaios de controle tecnológico, entre outras. O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:

• Materiais

• Indústrias de concreto, de pré-moldados.

• Estruturas

• Edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc.

• Hidráulica e saneamento

• Sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais, e sistemas de drenagem em geral.

• Transportes e geotecnia.

• Estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações etc.

O Engenheiro Civil ainda pode trabalhar em instalações elétricas de grande porte que estão em crescimento.

O campo de trabalho é bem amplo, muito embora sempre vinculado diretamente à situação econômica do país. Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à prótese imóveis financiados pelas construtoras implica um aumento do número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de profissionais de engenharia civil.O aquecimento do mercado

O profissional pode desenvolver projetos, trabalhar no canteiro de obras ou ainda dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciar a infra-estrutura e a ocupação de um edifício. Entre os setores apontados por profissionais da área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com