TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Civil

Exames: Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Assim podemos concluir que todos os corpos se eletrizam, que uns com mais facilidade que outros. As cargas elétricas de sinais opostos tendem a se atraírem, porém, quando estão sendo usados corpos com cargas de mesmo sinal verificamos que estes corpos sofrem uma força de repulsão dificultando o contato entre os dois. Através do experimento feito pudemos colocar em prática a eletrização por contato e indução.

A eletrização é um fenômeno importante no estudo da eletricidade em geral e muitas vezes natural, possuindo diversas causas. A própria composição das substâncias, constituídas de átomos cujos elétrons circulam em redor do núcleo com relativa liberdade de movimento, motiva a existência de fenômenos elétricos espontâneos. Se um corpo ganha elétrons, dizemos que ele ficou eletrizado negativamente, pois o número de elétrons nesse corpo é maior que o número de prótons. Se um corpo perde elétrons, o numero de prótons nesse corpo é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado. Ao estudarmos a eletrização, temos que observar também os processos no qual se dá a eletrização, seja por atrito, contato ou indução.

Os dispositivos capazes de verificar se um corpo está eletrizado são chamados de eletroscópios, conhecidos também como detectores eletrostáticos. Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas. No pêndulo eletrostático, ao se aproximar determinado pêndulo eletrizado a outro neutro, o corpo eletrizado atrai o corpo neutro. Já no eletroscópio de folhas, ao aproximar um corpo eletrizado positivamente, os elétrons do topo do eletroscópio passam para o bastão atingindo a mesma carga elétrica das folhas, fazendo com que se afastem. Hoje sabemos que instrumentos mais sensíveis à carga do que o eletroscópio de folhas estão sendo desenvolvidos e a esses instrumentos damos o nome de ”eletrômetros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com