TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Controle e Automação

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO

Engenharia Controle e Automação

Nota:

DISCIPLINA

Controle de Processos I

ANO

2016

SEMESTRE

1

SÉRIE

TURMA

EXERCICIOS CLP

DOCENTE

Vérlei Ricardo Silva

DATA

     /     /2016

ALUNO

RA

ALUNO

RA

Implementar as Lógicas

  1. Elaborar uma lógica para partida de um motor, ao apertamos o botão LIGA o motor deverá ser acionado após 10s.

  1. Ao apertamos o botão LIGA o motor deverá ligar imediatamente, quando apertado o botão DESLIGA o motor deverá parar somente após 5s. Elabore a lógica.

  1. Ao apertamos o botão LIGA o motor só poderá ser acionado após 5s, quando acionado o botão DESLIGA o motor só poderá ser desacionado após 3s. Elabore a lógica.
  1. Elaborar um circuito para acender duas lâmpadas, porém se L1 estiver ligada L2 não liga e se L2 estiver ligada L1 não liga. Ambas as lógicas devem possuir botão LIGA e DESLIGA.
  1. Elaborar uma lógica para acionarmos um único motor através de dois botões de partida independentes também devemos conseguir parar o motor de qualquer um dos comandos.
  1. Imagine um conjunto de três esteiras elas deverão ser ligadas em cascata, você só conseguirá ligar a esteira 2 após 30 segundos que a esteira 3 estiver ligada, esteira 1 só liga após 30 segundos que a esteira 2 estiver ligada. Elabore a Lógica.

[pic 2]

  1. Um sistema de partida direta de um motor deve conter um sinalizador luminoso dizendo que o motor está parado, ao acionarmos uma chave GERAL ela habilita o sistema para que o mesmo após 15 segundos dê permissão para que o motor possa ser ligado através de um pulso no botão LIGA, desacionado a indicação de motor desligado. Quando acionado o botão desliga, o mesmo deverá esperar 10 segundos para que a indicação de motor desligado seja acionada, tempo necessário para que o motor entre em estado de inércia.
  1. Imagine uma linha de produção onde caixas seguem por uma esteira, quando totalizar 10 unidades deverá parar a esteira principal (EP), ligar uma esteira secundária (ES), acionar um cilindro pneumático principal (CP) que ao chegar seu fim de curso deverá acionar um cilindro secundário (CS) este chegando ao seu fim de curso deverá retornar os dois cilindros e parar a esteira secundária.

[pic 3]

  1. Imagine um sistema onde temos 3 motores que deverão ser ligados em sequência. Ao apertarmos um único botão de START após 6 segundos deverá acionar o primeiro motor, assim que acionado deverá totalizar 6 segundos e acionar o segundo motor, assim que acionado deverá totalizar 6 segundos e acionar o terceiro motor, este por fim deverá totalizar 30 segundos funcionado e após decorrido este tempo deverá para todo o sistema. Obs: O comando deverá conter botão de STOP.

[pic 4]

  1. Imagine dois motores com comandos de START e STOP individuais, porém só poderemos acionar o motor nº 2, após ligado o nº 1, mesmo que eu desligue o nº 1 o número dois deverá continuar acionado, mesmo que eu desligue o nº 2 o nº 1 deverá permanecer ligado.
  1. Ao ser acionado um botão do piso inferior, um dispositivo basculador avança e faz a transferência de caixas de um piso para outro. Através de um pulso num botão localizado no piso superior o sistema deverá voltar para o piso inferior após 3 segundos. Obs: Utilizar bloco SET/RESET.

[pic 5]

12 - Ao acionarmos um botão um cilindro de dupla ação recua suspendendo uma colher de fundição lentamente. Ao chegar ao fim de curso o cilindro deverá avançar automaticamente a posição inicial. Deverá conter um sinal luminoso para avanço e recuo do cilindro. Obs Utilizar bloco SET/RESET.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (708.8 Kb)   docx (543.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com