TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Software - Faculdade Eniac

Exames: Engenharia De Software - Faculdade Eniac. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 11

Gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos de software é uma parte essencial da engenharia de software. Os projetos precisam ser gerenciados, pois a engenharia de software profissional está sempre sujeita a orçamentos organizacionais e restrições de cronograma. O trabalho do gerente de projetos é garantir que o projeto de software atenda e supere essas restrições, além de oferecer software de alta qualidade. O trabalho varia muito de acordo com a organização e produtos de software que está sendo desenvolvido, sendo assim os gerentes assume a responsabilidade em algum momento para algumas ou todas as atividades apresentadas, veja a seguir:

1. Planejamento de projeto: Os gerentes de projeto são responsáveis por planejamento, elaboração de estimativa e de cronograma de desenvolvimento de projeto e atribuição de tarefas as pessoas, acompanhando o progresso realizado para verificar se o desenvolvimento está no prazo e dentro do orçamento.

2. Geração de relatórios: Geralmente, os gerentes de projeto são responsáveis pela geração de relatórios sobre o andamento de um projeto para os clientes e para os gerentes da empresa que desenvolvem o software. Devem escrever documentos concisos e coerentes que abstraem as informações críticas dos relatórios de projetos detalhados.

3. Gerenciamento de Riscos: Os gerentes de projeto devem avaliar os riscos que podem afetar um projeto, controlar esses riscos e agir quando surgem problemas.

4. Gerenciamento de Pessoas: Os gerentes de projeto são responsáveis por gerenciar uma equipe de pessoas. Eles devem escolher as pessoas para sua equipe e estabelecer formas de trabalhar que levam a um desempenho eficaz de equipe.

5. Elaboração de propostas: O primeiro estágio de um projeto de software pode envolver o processo de escrever uma proposta visando ganhar um contrato para executar um item de trabalho. A elaboração da proposta é uma tarefa critica, pois a sobrevivência de muitas empresas depende do aceite dessas propostas.

Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento de riscos é um dos trabalhos mais importantes para um gerente de projeto. Ele envolve antecipar os riscos que podem afetar o cronograma do projeto ou a qualidade do software que está sendo desenvolvido e tomar medidas para evitar tais riscos (Hall, 1998; OULD, 1999). Você pode pensar em um risco como algo que você preferia que não acontecesse. Os riscos podem ameaçar o projeto, o software que está sendo desenvolvido ou organização. Veja a seguir as categorias de riscos relacionadas:

1. Riscos de projeto: Riscos que afetam o cronograma ou os recursos de projeto. Um exemplo de um risco de projeto é a perda de um projetista experiente. Encontrar um projetista com competências e experiências adequadas pode demorar muito tempo e, por conseguinte, o projeto de software vai demorar mais tempo para ser concluídos.

2. Riscos de produtos: Riscos que afetam a qualidade ou o desempenho do software que está sendo desenvolvido. Um exemplo de um risco de produto é a falha de um componente comprado para o desempenho esperado, podendo afetar o desempenho geral do sistema de forma mais lenta que o esperado.

3. Riscos de negócio: Os Riscos que afetam a organização que desenvolve ou adquire o software. Por exemplo, um concorrente que introduz um novo produto é um risco empresarial.

Naturalmente, esses tipos de riscos se sobrepõem, se um programador experiente deixa um projeto, mesmo que ele seja imediatamente substituído, o cronograma será afetado. Portanto se devem registrar os resultados da análise de risco no plano de projeto, juntamente com a análise de conseqüências, a qual estabelece as conseqüências dos riscos para o projeto, produto ou negócio. Um gerenciamento de risco é particularmente importante para projetos de software por causa das incertezas inerentes que a maioria dos projetos enfrenta. Elas se originam de requisitos vagos definidos, mudanças devido as necessidades de cliente, estimulo do tempo e os recursos necessários para o desenvolvimento do software nas habilidades individuais.

Deve e se faz necessário documentar os resultados do processo de gerenciamento de riscos, incluindo a discussão e uma analise desses riscos encontrados. Após criar um plano de gerenciamento de risco deve-se monitorar a situação para detectar riscos emergentes.

Identificação de Riscos

A identificação de riscos é o primeiro passo do processo de gerenciamento de risco. Riscos comuns que podem ocorrer em alguns projetos: Rotatividade de pessoal, mudança de gerência, indisponibilidade de hardware assim como recursos, entre outros.

Análise de Riscos

Durante o processo de análise de riscos, você deve considerar cada risco identificado e fazer um julgamento sobre a possibilidade e a gravidade do risco. Para isso você deve atribuir o risco a um entre vários tipos, veremos a seguir:

1. A probabilidade do risco pode ser classificada como muito baixa(menor que 10%), baixa(entre 10% à 25%), moderada(entre 25% à 50%), alta(50% à 75%) ou muito alta(acima que 75%).

2. Os efeitos dos riscos podem ser considerados catastrófico, graves, toleráveis ou insignificantes.

Assim dessa forma mensuramos os resultados da análise de acordo com a gravidade do risco, podendo mudar á medida que mais informações sobre os riscos se tornam disponíveis. Uma vez que o risco é analisado e classificado deve-se então avaliar quais dos riscos é o mais significante.

O planejamento de Riscos

O processo de planejamento de riscos considera os principais riscos e desenvolve a estratégia para gerenciar esses riscos. Para auxiliar na prevenção e na minimização dos riscos existem estratégias divididas em três categorias:

1. Estratégias de prevenção;

2. Estratégias de minimização;

3. Planos de contingências.

Podendo assim se utilizar uma estratégia que se evite o risco, caso ao contrario, utilize uma que ajude a reduzir as chances de riscos com efeitos graves.

Monitoração de Risco

A monitoração de riscos serve como um processo para verificar se suas suposições sobre os riscos de produto, de processo e negócios não mudaram. Deve-se então monitorar os riscos, regularmente em todas as fases de um projeto, considerando os riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com