TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 3 Economia Faculdade Eniac

Pesquisas Acadêmicas: Portfolio 3 Economia Faculdade Eniac. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 6

1. Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.

Inflação é um aumento generalizado de preços numa dada economia. Pode ocorrer diante de diversas circunstâncias, Desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc.

Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou vertiginosamente no mercado internacional. Dado que nosso trigo e importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como materia prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.

Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço desse bem. Por exemplo: Num inverno atípico faz enorme calor o que provoca uma súbita procura no mercado por aparelhos de ar condicionado, no entanto as empresas não contavam com um inverno tão quente e não se prepararam para um aumento na demanda nessa época (dado que em economia no curto prazo a oferta e fixa), logo o que é natural acontecer é o preço de tais aparelhos subirem para reequilibrar oferta e demanta. O mesmo acontece com ventiladores, sorvetes, roupas leves, etc. O comportamento de frutas e verduras na entre safra são outros bons exemplos de inflação de demanda.

2. Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.

Os efeitos mais perversos do processo inflacionário ocorrem no perfil da distribuição de renda, no balanço de pagamentos, nas finanças públicas e na formação de expectativas.

Uma das distorções mais sérias provocadas pela inflação diz respeito à redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais de reajustes. Nesse caso estão os assalariados, que, com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada de um novo reajuste. Os comerciantes, industriais e o próprio governo têm condições de repassar os aumentos de custos provocados pela inflação, garantindo, assim, a manutenção de sua parcela no produto nacional. Ademais, dentro da categoria assalariada, os que mais sofrem são aquelas famílias de baixo nível de renda. Como todo o salário que recebem destina-se a sua subsistência, elas não têm meios de aplicar seu dinheiro, de forma a se defender da inflação.

A distorção provocada por altas taxas de inflação afeta também o balanço de pagamentos. Como vimos no capítulo anterior, elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim, devem provocar um estímulo às importações e um desestímulo às exportações, diminuindo o saldo da balança comercial.

Outra distorção provocada por altas taxas de inflação dá-se sobre as finanças públicas. Segundo o chamado Efeito Tanzi ou Efeito Olivera-Tanzi, a inflação tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo, pela defasagem existente entre o fato gerador e o recolhimento efetivo do imposto. Maior a inflação, menor a arrecadação real do governo.

Finalmente, deve ser destacado o efeito que altas taxas de inflação provocam sobre as expectativas da coletividade, ou seja, quanto ao futuro quadro econômico. Particularmente, o setor empresarial é bastante sensível à influência da inflação no que diz respeito às expectativas sobre o futuro, dada a instabilidade e a imprevisibilidade de seus lucros. O empresário permanecerá em compasso de espera, enquanto a situação perdurar, e dificilmente tomará iniciativas no sentido de aumentar seus investimentos na expansão da capacidade produtiva, o que acabará prejudicando o nível de emprego da economia. É a chamada inflação de expectativas ou inflação psicológica.

3. O que é estagflação e por que a inflação de custos causa estagflação?

Estagflação quando a economia de um país encontra-se com inflação alta, e com baixo ou até mesmo sem crescimento econômico.

E esse é um dos piores cenários possíveis para um país, visto que o mesmo esta produzindo menos, gerando menos emprego e renda, e os preços dos produtos e serviços continuam a subir.

E como preços cada vez mais altos, mais pessoas deixam de consumir, e com isso as engrenagens da economia não giram, gerando ainda mais desemprego e aumentando ainda mais a crise.

4. O que deve ocorrer para criar uma espiral de inflação de custos?

De um modo geral, a inflação pode resultar de fatores estruturais (inflação de custos), monetários (inflação de demanda) ou de uma combinação de fatores.

Entretanto, independentemente da causa inicial do processo de elevação dos preços, a inflação adquire autonomia suficiente para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com