TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia ST

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Atividade 2 – No que se refere à educação prevencionista, são apresentadas abaixo afirmativas relacionadas à essa questão.

Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas falsas:

                

  1. F        O processo de avaliação de risco segundo Berkenbrock e Barsani (2010) geralmente segue as seguintes etapas: classificar as atividades do trabalho – identificar os perigos – determinar os riscos – decidir se o risco é aceitável – revisar se o plano de ação é adequado.        

Justificativa: As etapas são: classificar as atividades do trabalho – identificar os perigos – determinar os riscos – decidir se o risco é aceitável – preparar o plano de ação para controle de risco – revisar se o plano de ação é adequado.

  1. V        É correto afirmar que ato inseguro são comportamentos emitidos pelo trabalhador que podem levá-lo a sofrer um acidente que tem um contrário à prevenção.

Justificativa:

  1. F        Sinistro é o prejuízo sofrido por uma organização, sem garantia de ressarcimento por meio de seguros ou por outros meios.

Justificativa: Sinistro é o prejuízo sofrido por uma organização, com garantia de ressarcimento por meio de seguros ou por outros meios.

  1. V        As técnicas de segurança começaram a tomar forma ainda na década de 60, sendo criadas e apresentadas paulatinamente ao prevencionismo na década de 70.

Justificativa:

  1. V        Os equipamentos de proteção individual (EPI) são utilizados para a proteção dos operários durante a realização de seu trabalho mas, nem sempre, são fornecidos pelas empresas.

Justificativa:

  1. F        A segurança no trabalho pretende a preservação da integridade física, que não é um direito de todo trabalhador, uma vez que os acidentes de trabalho podem gerar uma incapacidade permanente para o trabalho e problemas psíquicos e sociais.

Justificativa: A segurança no trabalho pretende a preservação da integridade física, que é um direito de todo trabalhador.

  1. F        Não é considerado acidente de trabalho doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício da sua atividade.

Justificativa: É considerado acidente de trabalho doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício da sua atividade.

  1. V        Assédio moral horizontal é o mais frequente quando dois empregados disputam a obtenção de um mesmo cargo ou uma promoção.

Justificativa:

  1. V        Pode ser considerado assédio moral dar instruções confusas e imprecisas e ignorar a presença do funcionário na frente dos outros.

Justificativa:

  1. F        Não são ações preventivas para o assédio moral a adoção de um código de conduta de ética, a composição de uma equipe multidisciplinar, Comitê Interno de Prevenção de Acidente (CIPA), avaliar os fatores psicossociais, identificar os problemas e solucioná-los. A subjetividade inata é a maneira de sentir, amar, pensar, sonhar e fazer de cada um.

Justificativa: Todas ações listadas são ações preventivas para o combate ao assédio moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com