TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Fundição Sobre Pressão

Por:   •  16/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Fundição Sob Pressão?

O Processo de Fundição Sob Pressão consiste num processo em que o metal líquido é vazado numa câmara, onde um pistão injeta em alta pressão o material em uma cavidade moldante de modo a formar a peça desejada. O processo em questão permite a fabricação de peças de ligas de metais não ferrosos de paredes finas e geometria complexa.

VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=ETTEc9L-H3s

Molde:

Uma das principais etapas da construção do molde de injeção é a formatação do projeto e as rotas de usinagem, pois a próxima etapa será a realização dos processos de têmpera e revenimentos do aço que são operações de elevados riscos para produzir deformação e trinca. Literaturas técnicas específicas devem ser consultadas para a correta elaboração do projeto do molde antes do processo de têmpera, reduzindo assim os riscos de não conformidade na têmpera para níveis mínimos.

Algumas recomendações gerais para fundição sobre pressão:

·Evitar grandes variações de massa e cantos vivos (produzir fartos raios);

·Utilizar rotas de fresa para produzir tensões compressivas na superfície;

·Executar canal de refrigeração de forma a garantir máxima uniformidade de temperatura do molde em operação de injeção;

Dimensionar o molde adequado à força de fechamento da máquina de injeção sob pressão;

Injetora de Câmara Fria

Se a liga se funde a uma temperatura mais alta, o que prejudicaria o sistema de bombeamento (cilindro e pistão), usa-se a máquina de fundição sob pressão de câmara fria, empregada principalmente para fundir ligas de alumínio e cobre. A diferença para a câmera quente é que o forno que contém o metal líquido é uma unidade independente, ou seja, é necessário um operador ou um robô pegar o metal líquido de dentro da panela e inserir na máquina todo ciclo.

Lubrificação do Molde

A lubrificação do molde é fundamental para garantir que o galho vai conseguir ser expelido do molde de maneira rápida e sem danificar nem o molde e tão pouco a peça. Quando um spray lubrificante é aplicado às cavidades do molde, a água contida nele instantaneamente evapora, formando-se um filme fino de desmoldante.

Ciclo de Resfriamento

O ciclo de resfriamento, propriamente dito, começa quando o pistão está na posição retraída, ou seja, quando todo molde já está preenchido e compactado, e termina na abertura do molde. Esta etapa é fundamental para se determinar a qualidade final da peça e principalmente o tempo total de ciclo, pois enquanto o ciclo de injeção demora alguns milissegundos para ocorrer, o ciclo de resfriamento leva alguns segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com