TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Métodos

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

 

EMPRESA: VCA Indústria e comercio de calçados LTDA.

SETOR: Injeção e expedição

 INTRODUÇÃO: A fim de desenvolver e aperfeiçoar programas e métodos de produção mais eficientes e eficazes, e também aumentar a produtividade e, claro pensando numa qualidade melhor.

Estes programas têm como proposta auxiliar empreendimentos visando sempre a conexão do presente e futuro da empresa juntamente à aceitação de seus produtos aos clientes. Dentre os programas de qualidade, destaca-se o programa 5s por ser relativamente “simples” sua admissão. “ O programa 5s é um conjunto simples que ao serem praticados são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e suas atividades” (BONDELLE).

Com o implante adequado desse programa, é provável a obtenção de competitividade, pois a empresa torna-se mais organizada, com metas mais clara, e com posturas mais objetivas. A indústria calçadista dentre as empresas, é que apresenta maior mix de produtos. Porém há necessidade em tecnologia, para só assim, existir mudanças nos setores organizacionais, físico e humano melhorando a produtividade.

METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação, que de acordo com Rodrigues apud Balbina(2007), envolve a participação e ação do pesquisador juntamente com os funcionários  envolvidos no processo, onde as decisões tomadas são implementadas e analisadas ao longo da execução do trabalho e o pesquisador, constitui-se de agente externo que atua como facilitador de ações e reflexões dentro de uma organização.

DESENVOLVIMENTO: De acordo com a literatura, para que o uso do programa 5s fosse eficaz era necessário compreender três etapas; preparação, implantação e manutenção, onde estas etapas estariam interligadas ao ciclo PDCA (planejamento, execução, checagem, ações e padronização). O trabalho em questão foi aplicado em dois setores fundamentais para a empresa o setor de injeção termoplástico, e o setor de expedição, no qual participa, consideravelmente, no espaço físico e organizacional da empresa, pois é nele que estão alocados equipados, onde é preciso uma atuação mais hábil.

 Na primeira fase do ciclo PDCA identificou-se os principais problemas a serem corrigidos, tais como desorganização no espaço dos operários, impossibilitando muitas vezes acesso a equipamentos e circulação no ambiente, depois de identificado tais questões, elaborou se um roteiro ou plano ação para cada medida a ser tomada de acordo o grau da problemática a ser resolvida, montou-se também um comitê de implantação, formado por três a quatros pessoas de diferentes setores da empresa, e estes ficaram responsáveis pelo registro de falhas, com uso de fotos, e também pela comunicação entre os operários e a gestão do programa 5s, se fazia importante o registro de erros na empresa para que na reuniões fossem discutidas as devidas ações corretivas, e que para cada processo fosse anotado tudo aquilo que estava sendo reparado, durante o todo o processo foi de extrema a importância à sensibilização de todos sobre os benefícios do uso do programa se este fosse aplicado de forma coesa, que foi explicitada através de reuniões e longas conversas, em seguida ocorre à execução do plano de ação a implantação do programa, por ser compostos de cinco fases o programas 5s gera a necessidade de atenção para cada detalhe para que não seja passado para próxima etapa sem que a outra tenha sido executada de forma eficaz, nos levando ao processo de checagem ou manutenção, onde será feitos constantes comparações da situação inicial a atual, e se caso as medidas elaboradas no inicio não tiverem obtido o resultado esperado voltamos à parte de planejamento para elaborar uma medida de fato capaz de bloquear aquele erro, por fim toda essa analise implica na necessidade da ação se caso, ações tomada tiverem obtido o êxito entramos na parte de padronização do processo para que tal problema não venha se repetir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com