TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Produção

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

                             [pic 1]

                                 

Engenharia de Produção

Davi Brito Carvalho

     

  Salvador - Ba

2015

Davi Brito Carvalho

                                                                 Reutilização de Entulhos

                                                Elementos essenciais de um Projeto de Pesquisa

Salvador

2015

Introdução

A construção civil é uma das indústrias que mais utiliza recursos naturais e é também, a maior geradora de resíduos, sendo que a tecnologia construtiva adotada no Brasil favorece o desperdício de materiais, te estudo abordou a questão dos resíduos sólidos urbanos, especificamente o entulho de obras, visando a sua reciclagem e reutilização, bem como o transporte e a sua destinação final, de acordo com critérios técnicos e de procedimentos de boas práticas no canteiro de obra.

Tema

           Reutilização de entulhos da construção civil

Problema

Como resolver o problema com as grandes quantidades de entulho produzido pela construção civil, benefícios econômicos para a empresa?

Hipótese

A partir de uma coleta eficaz é possível introduzir práticas de reciclagem para o reaproveitamento do entulho. Para cidades grandes como Salvador é importante que a coleta de entulho seja de forma desconcentrada, com instalações de recebimento de entulho em várias regiões da cidade, podendo também criar novos postos de trabalho. Além de ser uma grande oportunidade econômica tanto para os municípios quanto para as empresas do ramo, pois determinados tipos de entulhos podem ser reutilizados gerando economias na obra, e ao município com a geração de novos postos de trabalho e não mais preocupação com descarte de entulho em locais impróprios, que além de gerar danos a cidades, traz grandes gastos ao município a longo prazo.

Objetivos

 Analisar a importância da reutilização de entulhos para a construção civil, tendo em vista o descaso com estes. Verificar as principais dificuldades encontradas para a reutilização do entulho. Mostrar os benefícios econômicos que a utilização do entulho pode trazer para construção civil. Fazer uma pesquisa de impacto para saber o quanto a reutilização de entulho pode beneficiar ao município e aos seus moradores. Saber o quanto o descarte correto do entulho pode trazer benefícios efetivos para o meio ambiente.

Justificativa

            Tendo em vista os grandes benefícios tanto para o município quanto para as empresas do ramo da construção civil, a reutilização de entulho traz também grande relevância, econômica, social e ambiental. Já que com um sistema de coleta integro e correto pode-se gerar novos polos de trabalho, com a abertura de cooperativas e galpões para o desenvolvimento de atividades relacionadas a reutilização dessas matérias, gerando assim um novo ciclo de rendo com o que até então é descartado em sua maioria de forma incorreta, trazendo também o benefício ambiental, já que não teremos mais a descarga desses resíduos em locais impróprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com