TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Produção Acionamentos Elétricos

Por:   •  21/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CETA - CETRO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E AGRÁRIAS

Engenharia de Produção Acionamentos Elétricos

Relatório de Aula Prática 2        -        3 BIM

(07/08)

                                               

                                      Ana Paula Cardinali                       RA: 15130132

Karoline Garcia de Ramos         R.A: 1515534-2

Gabriel Correa Freitas         RA: 15009012

AGOSTO 2018

  1. OBJETIVOS

O material disponibilizado em aula possuia o objetivo de apresentar ao aluno maneiras diferentes de entender e interpretar o acionamento de um contator direto a um foi possível a partir disso verificar o funcionamento de um motor monofásico ao ser ligado em um sistema de 110 V.

O contator pode ter diversas aplicações, como no exemplo apresentado em sala de aula, onde se utiliza de vários contatores combinados para chegar a um resultado que é o acionamento do motor monofásico.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Com o exercício proposto no quadro pelo professor, foi necessário a separação dos seguintes equipamentos das bancadas, como Contatores, interruptores, motor, temporizador, chaves pulsadora, lâmpadas e fios (bananas) para as devidas conexões a ser utilizadas no acionamento.

EXERCICIO 1– PARTIDA DE UM MOTOR MONOFÁSICO

Após uma explicação do funcionamento de um motor monofásico e bifasico pelo professor no laboratório, foi necessário a aplicação na prática pelas bancadas disponibilizadas para os alunos.

O circuito disponibilizado no quadro era separado em duas partes:

  • Circuito de Comando – destinado a realizar o acionamento do motor monofásico de maneira correta a partir do acionamento de uma botoeira, no qual foi introduzido dois contatores, no exemplo o primeiro contator era responsável para acionar o motor monofásico com um sentido de giro (direita) e o segundo contator, que era acionado também por uma outra botoeira, tinha a função de fazer o motor girar em sentido oposto (esquerda). Lembrando que foi utilizado disjuntores para garantir uma melhor segurança em todo o processo.
  • Circuito de Força – para o circuito de força foi necessário a utilização de dois contatores como explicado acima, o primeiro girava o motor em um sentido e o outro em outro sentido. Os motores foram ligados a disjuntores para garantir uma melhor segurança.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Como resultado obteve o acionamento de um motor em vários sentidos, como no exemplo ao ser pressionado uma botoeira o motor giraria no sentido horário, e ao ser pressionado uma outra botoeira o motor giraria em outro sentido.

Foi também adicionado junto ao circuito um intertravamento, para se acaso o usuário apertasse uma das botoeiras para o acionamento em um sentido a outra botoeira se tornaria desativada para não ocorrer um curto circuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (684.4 Kb)   docx (586.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com