TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de controle e automação. ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas

Seminário: Engenharia de controle e automação. ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

LEANDRO R. MELGAÇO DO SANTO: RA 7088578297

FÍSICA III

Trabalho desenvolvido durante a disciplina Física III como parte da avaliação referente ao 1°bimestre do 3°Semestre.

Prof°:

CUIABÁ-MT

2014

LEANDRO R. MELGAÇO DO SANTO: RA 7088578297

ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas

CUIABÁ-MT

2014 

Sumário

Etapa 1 4

Passo 1 4

Pesquisa 4

Passo 2 4

Resposta 4

Passo 3 5

Resposta 5

Etapa 1

Passo 1

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, sites da internet, noticias que envolvem explosões de fabricas e que tem produtos que geram ou são a base de pó.

Pesquisa

Anualmente, dezenas de pessoas morrem em explosões acidentais, causadas por material composto de partículas que, em mistura com o ar, podem queimar rapidamente - e com efeitos dramáticos. Materiais que, em geral, não se imagina que podem explodir como: farinha de trigo, açúcar, fibras de algodão, entre outros.

Para entendermos como isso acontece, devemos ter como fator chave a área de contato entre o ar e as partículas do pó combustível envolvido. Pós são materiais formados por partículas muito pequenas de meio milímetro (500 μm) ou menos, e isso faz com que sua área de contado com o ar seja muito grande, e quanto maior a área de contato, maior é a facilidade de combustão. Isso explica como um pó pode queimar tão rápido a ponto de explodir.

Existem relatos de várias explosões causadas por poeira acumulada em sistemas de exaustão de indústrias que trabalham com material sólido combustível, como madeira, farinha, açúcar, tecidos, etc., além das explosões em minas de carvão (onde há também hidrocarbonetos).

Geralmente, a primeira explosão é pequena, mas a sua onda de choque "levanta a poeira" eventualmente acumulada por perto e dá origem a uma série de outras explosões, que são suficientemente violentas para causar resultados catastróficos - matando funcionários e destruindo fábricas.

No entanto, a explosão inicial só ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com