TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia e os Desastres Naturais

Por:   •  4/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.915 Palavras (24 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 24

1.INTRODUÇÃO

A relação do homem com a natureza ao longo da história evoluiu de uma total submissão e aceitação fatalista dos fenômenos da natureza a uma visão equivocada de dominação pela tecnologia. As inundações que ultrapassaram e romperam diques e barragens em New Orleans, por ocasião do Furacão Katrina em 2005, nos Estados Unidos e o terremoto de Kobe no Japão em 1995, com milhares de vítimas e pessoas afetadas, são exemplos que demonstram que muitas vezes os fenômenos naturais surpreendem até mesmo as nações mais bem preparadas para enfrentá-los. Obviamente os avanços tecnológicos permitem hoje que a humanidade enfrente melhor os perigos decorrentes destes fenômenos. Assim, esta pesquisa visa destacar que, para a efetiva prevenção dos fenômenos naturais, as leis da natureza devem ser respeitadas. Ou seja, estes fenômenos devem ser bem conhecidos quanto à sua ocorrência, mecanismos e medidas de prevenção.

Desastres Naturais são aqueles causados por fenômenos e desequilíbrios da natureza que atuam independentemente da ação humana. Em geral, considera-se como desastre natural todo aquele que tem como gênese um fenômeno natural de grande intensidade, agravado ou não pela atividade humana. Exemplo: chuvas intensas provocando inundação, erosão e escorregamentos; ventos fortes formando vendaval, tornado e furacão; etc. Desastres Humanos ou Antropogênicos são aqueles resultantes de ações ou omissões humanas e estão relacionados com as atividades do homem, como agente ou autor. Exemplos: acidentes de trânsito, incêndios urbanos, contaminação de rios, rompimento de barragens, etc (Alcântara-Ayala, 2002; Castro, 1999; Kobiyama et al. 2006; Marcelino, 2008). Os desastres naturais podem ser ainda originados pela dinâmica interna e externa da Terra. Os decorrentes da dinâmica interna são terremotos, maremotos, vulcanismo e tsunamis. Já os fenômenos da dinâmica externa envolvem tempestades, tornados, inundações, escorregamentos, entre outros.

1.1 Desastres naturais no Brasil

No Brasil, os principais fenômenos relacionados a desastres naturais são derivados da dinâmica externa da Terra, tais como, inundações e enchentes, escorregamentos de solos e/ou rochas e tempestades (Figura 1.3). Estes fenômenos ocorrem normalmente associados a eventos pluviométricos intensos e prolongados, nos períodos chuvosos que correspondem ao verão na região sul e sudeste e ao inverno na região nordeste. De acordo com EM-DAT, o Brasil encontra-se entre os países do mundo mais atingidos por inundações e enchentes, tendo registrado 94 desastres cadastrados (segundo os critérios já comentados) no período de 1960 a 2008, com 5.720 mortes e mais de 15 milhões de pessoas afetadas (desabrigados/desalojados). Considerando somente os desastres hidrológicos que englobam inundações, enchentes e movimentos de massa, em 2008 o Brasil esteve em 10º lugar entre os países do mundo em número de vítimas de desastres naturais, com 1,8 milhões de pessoas afetadas (OFDA/CRED, 2009). Quanto aos fenômenos da dinâmica interna, o Brasil caracteriza-se por uma fraca atividade na ocorrência de tremores, que em sua maioria, são de baixa magnitude variando entre 2° e 4° na escala Richter. No entanto, já foram registrados no país, tremores de magnitudes maiores, como em 1955 no Estado do Mato Grosso, de 6,6° (escala Richter) e 6,3° no mesmo ano no litoral do Estado do Espírito Santo.

2. Os Deslizamento e Escoamento

Os deslizamentos são escorregamento de materiais sólidos como rochas, vegetações, materiais de construções, onde as áreas são inclinadas. Os deslizamentos ocorrem em terrenos onde foram afetados de alguma forma pelo o homem, como a retirada da vegetação impedindo assim através das raízes o escoamento da agua naturalmente.

O deslizamento é definido pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade causando problemas de imediato para toda a população e principalmente para o meio ambiente.

O período de deslizamento acontece na época das chuvas intensas e prolongadas assim a agua escoada infiltradas estabilizando as encostas. Devido o crescimento das cidades, gerando assim construções irregulares, avançando para terrenos mais inclinados e geologicamente instáveis como é o caso das ocupações de morros.

Quando ocorre as precipitações o solo absorve uma quantidade de agua, porem uma outra parte escoa em forma de enxurradas na superfícies do terreno a parte da agua se infiltra no solo encontra com alguns metais impermeável, a agua não encontra passagem e começa acumular em um único local, o solo saturado de umidade que não consegui suportar e rompe originando o deslizamento de terra nas encostas ate a base dos morros.

Os deslizamentos são graves e são responsáveis por inúmeras vitimas fatais por todo o mundo, como exemplo, vamos citar a enchente e o deslizamento de terra que atingiu o estado do Rio de Janeiro em janeiro de 2011.

Considerada a maior tragédia climática da historia do Brasil com 506 mortes comprovada, tragédia que aconteceu na região serrana do rio de janeiro.

Na madrugada do último dia 12 de janeiro, uma enxurrada de toneladas de lama, pedras, árvores e detritos desceu a montanha arrastando tudo pelo caminho. Os rios se encheram rapidamente, inundando as cidades.

A destruição foi maior nas cidades Nova Friburgo e Teresópolis, que contabilizam o maior número de mortos. Ruas foram cobertas por um mar de lama, com corpos espalhados, casas destruídas e carros empilhados. A queda de pontes em rodovias deixou cidades isoladas, e os moradores ficaram sem luz, água e telefone.

Um grande volume de chuva na região provocada pelo o ar quente vindo da Amazônia que gerou nuvens carregadas em torno das cidades afetadas, as montanhas formaram uma espécie de barreira que impediu a passagem de nuvens e concentrando a chuva numa única área.

O principal responsável foi à quantidade de agua que caiu na região, provocando cheias nas nascentes dos rios no topo das montanhas, por consequências o sistema dos municípios afetados não eram adequados para um volume gigantesco de agua sendo incapaz de fazer o escoamento da agua provocando também os deslizamentos de terra onde o solo é formado por uma camada bem fina de terra e vegetação sobe rochas. Como o solo foi afetado pela ação humana (retirada da vegetação natural) não conseguiu filtrar todo o volume de agua retido sobre ele, ficando assim completamente encharcado deslocando feito uma avalanche destruído tudo o que se encontra pela frete, transportando uma grande quantidade de terra, pedras e tudo que consegui carregar, a inclinação das montanhas fez o deslizamento atingir 150 quilômetro por hora, contribuindo para um desastre com a maior quantidade de vitimas fatais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (596.2 Kb)   docx (311.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com