TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Brasileira e os Desastres Naturais

Por:   •  27/11/2016  •  Resenha  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 4

Geografia brasileira e os desastres naturais

   Assim como em todo lugar do mundo, os desastres naturais ocorridos no território brasileiro são decorrentes de causas geográficas através de intervenções dos humanos, ou da própria natureza; de acordo com cada região do país, levando em conta aspectos como clima, população, industrialização e etc.

    No Brasil, os basais acontecimentos conexos a catástrofes naturais são provenientes da dinâmica externa da Terra, tais como, inundações e enchentes, causadas por tempestades e escorregamentos de solos e rochas. Tais fenômenos incidem associados a casos resultantes a distribuição das chuvas em determinadas épocas e regiões. Especificamente nas temporadas chuvosas, que correspondem ao verão na região sul, e sudeste, paralelamente ao inverno na região nordeste. Segundo o CRED (Centre for Research on Epidemiology of Disasters), o Brasil é um dos países mais atingidos por inundações e enchentes no mundo todo, acarretando 94 desastres registrados (segundo os aspectos já apontados). Trazendo á voga especificamente os acidentes hidrológicos que conglomeram inundações, enxurradas, aluviões e movimentos de massa, em 2008 o Brasil ocupou o 10º lugar entre os países com maior número de vítimas de desastres naturais, com 1,8 milhões de pessoas afetadas. Abaixo uma breve analise das regiões do Brasil sobre aspectos que podem resultar em catástrofes:

  • Região Sul

A pluviosidade média anual oscila entre 1.250 e 2.000mm; O sistema hidrológico na região é inferior ao registrado em outras regiões do país, as chuvas se alastram mais igualmente ao longo do ano. Isso acarreta na distribuição dos desastres ao longo do ano (também); a estrutura geológica da região se dá por rochas vulcânicas, metamorfoseadas, de sedimentos arenosos e barrosos.

  • Região Sudeste

O Sudeste detém média anual de pluviosidade entre 5750 e 7600mm; em desastres hidrológicos, provavelmente, por ser a região mais populosa do país, os danos humanos, em números integrais, são também os mais elevados; A geologia do Sudeste consiste em minerais gnáissicos de estirpe sedimentar e granítica, por sedimentos arenosos e argilo-carbonáticos com grau metamórfico escasso e por sedimentos argilosos, arenosos e burgos.

  • Região Centro Oeste

A registro anual dessa região é de 1.500mm, contudo no estado de Mato Grosso (principalmente no norte do estado), onde sistemas amazônicos influenciam, as taxas ultrapassam os 1.800mm; Característica por ser uma região com adequada capacitação para produção hídrica, os picos de escoamentos ocorrem nos meses de dezembro a fevereiro; composta em sua maioria por rochas gnáissicas de origem sedimentar e granítica, a região Centro Oeste também apresenta minérios de composição ácida; sedimentos arenosos e argilo-carbonáticos com fraco grau metamórfico;

  • Região Norte

A precipitação na região demonstra expressiva dessemelhança na distribuição espacial (área), com isso a média é de 2.500mm por ano; por ter as maiores bacias do país possui a maior disponibilidade hídrica, tendo como principais rios como o Amazona, Negro, Solimões e Purus; A geologia da região é em sua estrutura formada relativamente por sedimentos de alúvios; sedimentos areentos; sedimentos barrosos; pedras de origem vulcânica; rochas gnáissicas de ascendência magmática ou sedimentar, e granito.

  • Região Nordeste

A pluviosidade anual média da região é de 1117mm; caracterizada pela pouca disponibilidade hídrica, o sistema hidrológico contrapõe diretamente ao regime de precipitação atmosférica, a aptidão de armazenamento natural dos rios é muito concentrada. Na região onde predomina a aridez, boa parte dos rios é descontinuo, todavia alguns são perenizados através de cisternas de regularização de vazões; pedras gnáissicas derivadas de magma, e rochas graníticas, sedimentos arenosos e sedimentos argilosos.

WEBGRAFIA

https://nacoesunidas.org/onu-brasil-esta-entre-os-10-paises-com-maior-numero-de-afetados-por-desastres-nos-ultimos-20-anos/

http://maisunidos.org/arquivo/1206

http://www.emdat.be/

http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=258

A Hidrologia na prevenção dos desastres naturais

A hidrologia é a ciência que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água no planeta Terra, abrangendo os demais meios em que a água tem participação funcional, e uma delas é o campo de prevenção de desastres naturais; os desastres naturais se dão (principalmente de intervenção natural) pela exposição do solo a aluviões excessivos, porém por meio da hidrologia é possível prevenir-se de tais desastres, vejamos alguns meios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com