TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenheiro Eletricista

Monografias: Engenheiro Eletricista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Memorial Técnico descritivo

Projeto de Subestação com TR ao tempo e medição abrigada.

1. Objetivo

O presente memorial tem o objetivo de complementar as características do projeto de uma subestação abaixadora de 150kVA de propriedade Da Câmara Municipal de Passo Fundo, localizada na Rua Dr. João Freitas, Bairro Petrópolis.

2. Carga instalada e demanda

A subestação citada deverá atender a demanda da Câmara dos Vereadores e do plenário, prevista em 110kVA. A instalação possui uma potência instalada de aproximadamente 178kW, sendo composta por iluminação, equipamentos eletrônicos, aparelhos de Ar Condicionado e tomadas de uso especial e será ampliada em aproximadamente 30%. O calculo da demanda prevista encontra-se no memorial de calculo em anexo.

3. Tomada de energia

A tomada de energia será feita a parir da rede de média tensão classe 15kV e tensão nominal de 13,8kV de propriedade da RGE, através de cabos de cobre unipolar de 25mm2 com isolação para 15/25kV. A tomada de energia deverá ser protegida por chave fusível Base C-15kV, 100A com elo fusível 8K instalada no poste de derivação e para-raios tipo poliméricos, 15kV, 10kA, instalados no ponto de entrega conforme a planta construtiva. A ligação entre os pára-raios e o sistema de aterramento deve ser através de condutor de cobre nu independente e bitola mínima de 25 mm², com descida protegida por eletroduto de PVC rígido. Este condutor deve ser tão curto quanto possível e sem emendas.

4. Cabina de medição

A cabina de medição será do tipo abrigada, construída em alvenaria, com o interior rebocado e pintado na cor branca. A laje do piso deve possuir uma espessura mínima de 10cm e o teto deve ser em concreto armado com 12cm de espessura e ser impermeabilizado.

O interior da cabina deve contar com no mínimo dois pontos de iluminação artificial, sendo um de iluminação de emergência com autonomia de duas horas.

A porta e as janelas da cabina devem ser metálicas com venezianas fixas e situarem-se no mínimo a 20cm acima do piso exterior. A porta deve abrir para fora e conter uma placa com a indicação “perigo de morte – Alta tensão” e dispositivo para cadeado ou fechadura padrão RGE.

No interior da cabina será instalada a caixa de medição conforme as indicações da planta construtiva.

5. Transformador

Foi dimensionado um transformador de 150kVA, afim de que o mesmo tenha capacidade para suprir as necessidades da carga atual e de ampliações previstas para o segundo semestre de 2012 e ampliações futuras. Para o dimensionamento foi previsto sobre-dimencionamento de 20 a 30% usando-se como base a carga instalada após a ampliação de 2012.

O transformador será instalado ao tempo sobre a laje da cabina de medição, conforme é apresentado na planta. Aos bornes secundários do transformador, serão conectados dois cabos EPR 70mm2/1kV para cada fase, que os conectam ao disjuntor termo-magnético de 250A instalado no modulo de proteção do painel de medição. Os cabos de B.T. serão levados dos terminais do secundário do transformador à cabine de proteção através de um eletroduto rígido de PVC 4”.

6. Circuito de Aterramento

A conexão dos equipamentos ao circuito de aterramento é composta por condutor de cobre nu 25mm2. Os condutores de aterramento devem ser contínuos, ou seja, não deve ter em série nenhuma parte metálica da instalação. A carcaça do transformador, assim como qualquer estrutura metálica que não tenha como objetivo conduzir corrente, deverá ser conectada ao circuito de aterramento. A resistência elétrica do aterramento não devera ultrapassar os 10Ω em qualquer época do ano.

O neutro do transformador deve ser aterrado, solidamente, o mais próximo possível. A ligação do mesmo ao sistema de aterramento deve ser através de condutor de cobre 35mm, dimensionado de acordo com o ANEXO F do RIC MT da RGE.

7. Características do transformador

Fabricante Simile

Nº do transformador

Potência nominal 150kVA

Tensão Primária Nominal 13,8kV

Tensão Secundária Nominal

380/220V

Ligação

Triangulo (A.T.)/Estrela (B.T.)

Impedância Percentual

3,5%

Liquido Isolante

Óleo mineral (B)

Freqüência Nominal

60Hz

Número de fases

3

8. Características do disjuntor

Modelo

Tripolar – Linha LSL – Soprano ou similar

Corrente nominal

250A

Tensão de isolamento

600Vca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com