TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagem

Exames: Engrenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Engrenagens

Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre dois eixos. Muitas vezes as engrenagens são utilizadas para transmitir movimento de um eixo rotativo para outro ou de um eixo rotativo para outro que translada (rotação em relação a um eixo no infinito, exemplo: (cremalheira),Transmissão de movimento com razão de velocidade angular constante.

TIPOS DE ENGRENAGENS

•Engrenagens cilíndricas de dentes retos;

Engrenagens cilíndricas de dentes retos é muito utilizada na transmissão entre eixos paralelos. O dimensionamento, fabricação, montagem e manutenção desseengrenamento é mais simples, em relação as cônicas, helicoidais e hipoisdais. O rendimento é alto, podendo chegar á 98-99%. Em alta velocidade apresenta problema de ruído.

As cargas transmitidas aos eixos são apenas radias, exige portanto, mancais que suportem apenas esse tipo de carregamento.

Admitem grandes relações de transmissão.

•Engrenagens helicoidais;

Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais, é também muito utilizada na transmissão entre eixos paralelos. São apropriadas para cargas e velocidades elevadas, trabalha de modo mais suave que as de dentes retos.

Devido aos dentes helicoidais gera carregamento axiais sobre os mancais além dos radiais. O rendimento desse tipo de engrenagem é também bastante alto. E podendo ser utilizadas para grandes relações de transmissão.

•Engrenagens cônicas;

As engrenagens cônicas, são usadas para transmissão entre eixos ortogonais ou concorrentes com distinto ângulos entre eles. A transmissão por engrenagem cônica exige precisão na montagem.

Os dentes podem ser oblíquos ou retos, neste caso as velocidades são restritas. A relação de transmissão é limitada.

• Cremalheira de dentes retos

A cremalheira é usada para transformar um movimento de rotação num de transladação e pode ser de dentes retos ou helicoidais. E de fácil fabricação, é utilizada como ferramenta de corte para gerar engrenagens pelo processo de geração MAAG.

•Parafuso-coroa-sem-fim;

O coroa-parafuso-sem-fim, é utilizado na transmissão de potência ou para o controle de movimento e principalmente como redutor de velocidade, na transmissão de certa potência.

O rendimento é baixo e a capacidade de amortecer é maior que de todos os outros tipos. O parafuso é aço e a coroa dever de um material com dureza menor que a do parafuso.

• Engrenagens Cilíndricas de dentes helicoidais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com