TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Permeabilidade

Por:   •  27/10/2015  •  Ensaio  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

No presente relatório, requerido pelo professor da disciplina de Mecânica dos Solos I, abordará o experimento de permeabilidade do solo, realizado no laboratório de Geotecnia.

Visto que a permeabilidade, que é a propriedade que o solo tem de permitir o escoamento da água através dele, está relacionado com diversos problemas práticos de engenharia, tais como drenagem e recalques, surge a necessidade de se aprofundar no assunto, e determinar o coeficiente de permeabilidade, o qual está inserido no ensaio que abordaremos ao longo deste relatório.

.

2. Objetivo

O ensaio tem por objetivo determinar o coeficiente de permeabilidade do solo em estudo.

3. Materiais utilizados

• Água destilada;

• Papel filtro;

• Cronômetro;

• Pedra porosa;

• Camisa de proteção

4. Processo Experimental

Primeiramente compacta-se o corpo de prova na umidade desejada. Transfere-o para uma célula de vidro com o topo virado para baixo, juntamente com a pedra porosa, papel filtro e uma tela metálica, dispostos sobre aquele. Instala-se um anel plástico sobre a porção do material que ficará em contato com a argila impermeável.

O espaço ao redor do corpo de prova é preenchido com argila, compactando-se as juntas para não deixar caminhos para a passagem da água entre as paredes do permeâmetro e o corpo de prova. Coloca-se um anel plástico sobre a argila e o restante do cilindro é preenchido com areia grossa.

Concluída a montagem do permeâmetro, procede-se a saturação no sentido base-topo para facilitar a saída do ar dos vazios do solo até que saia água no topo do aparelho. Faz-se algumas leituras de carga e seus tempos correspondentes do fluxo feito no sentido topo-base, anotando também a temperatura da água.

Mantém-se o nível de água do reservatório constante e faz a notação do intervalo de tempo para que uma determinada quantidade de água escoe através do solo para dentro da proveta.

6. Dados Coletados

Carga de Água (cm) Tempo Temperatura (C)

Dia Hora Intervalo de tempo (seg)

80 29/out 15:20 26 25

27

28

29

20

7. Conclusão

Neste trabalho em que abordamos o experimento realizado na aula de laboratório, pudemos observar que os resultados expostos se comportaram de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com