TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Tração e Dureza

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaio de Tração

O ensaio de tração consiste em submeter um corpo ou objeto de prova a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até que o mesmo chegue à ruptura. O corpo de prova é fixado em uma máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações.

Os esforços utilizados para realização do ensaio são medidos na própria máquina e o ensaio ocorre até a ruptura do material.

Com esse tipo de ensaio, pode-se obter uma medição satisfatória sobre a resistência do material.

A variação do material é determinada pelo traçado da curva tensão-deformação, pode ser obtida diretamente pela máquina.

A ruptura sempre é na região mais estreita do material, a menos que haja um defeito interno no material fora dessa região e promova a ruptura do mesmo mas isso raramente acontece.

Ensaio de Dureza

O ensaio de dureza nos permite saber o quanto um material (no estado sólido) irá resistir à deformação plástica, por penetração. Dureza está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos. O termo dureza pode ser relacionado também à resistência à flexão, risco, abrasão ou corte.

Esse ensaio é muito usado em indústrias de componentes mecânicos, tratamentos superficiais, vidros, e laminados devido à vantagem de fornecer dados das características de deformação permanente das peças produzidas e também é usado para fazer estudos e pesquisas mecânicas/metalúrgicas e comparação de materiais. É utilizado para o controle das especificações de matéria prima e durante as etapas de fabricação de componentes.

Os resultados obtidos pela medição de dureza variam de acordo com os tratamentos sofridos pela peça.

Os métodos mais utilizados no ramo da metalurgia e mecânica para determinação de dureza são Brinell, Rockwell e Vickers.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com