TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia oficina Mecânica

Por:   •  29/1/2019  •  Artigo  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 8

Estudo de caso

  1. Introdução

Ao tratar de oficina mecânica a primeira imagem que nos vem à mente é um ambiente sujo de graxa por todos os lados além de posturas inadequadas adotadas pelos mecânicos para acessar os mais difíceis pontos de conserto dos veículos.

Este trabalho é o resultado da análise ergonômica do posto de trabalho de uma oficina mecânica onde todos os funcionários são do gênero masculino de idade entre 23 e 51 anos. O turno de trabalho é das 08h às 18h15min, computando um total de 8 horas e 45 minutos de jornada de trabalho por dia.

  1. Sobre a empresa PLANET AUTO CENTER

A unidade de reparação PLANET AUTO CENTER tem como atividade o serviço de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores de pequeno/médio porte. Localiza-se na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro e atualmente possui um faturamento anual de 1,2 milhão de reais e cerca de 10 funcionários diretos.

Atualmente, a PLANET AUTO CENTER possui infraestrutura necessária e capacitação para reparação dos mais complexos sistemas de injeção, reparos de veículos em geral exceto trabalho de funilaria/pintura que contam com a colaboração de parceiros terceirizados para realização do mesmo. A empresa também conta com mais de 2300 produtos cadastrados em estoque e um total de mais de 17.000 veículos reparados desde a informatização em 2011.  

[pic 1]

Fonte: Google Earth 2015

 

  1. Reconhecimento dos Problemas

Nas primeiras observações foi possível fazer um reconhecimento dos problemas. Foram flagradas diversas situações como constrangimentos posturais e provenientes do ambiente, conforme exposto a seguir:

3.1) Interfaciais: Diversas tarefas sendo executadas com esforço excessivo dos membros superiores e inferiores. Agachamentos, permanência dos membros superiores levantados constantemente, indisponibilidade de carro esteira para se trabalhar abaixo do veículo, quando o mesmo não está no elevador automotivo. Movimentos repetitivos de cabeça, coluna cervical e tronco durante o agachamento de parafusos, ferramentas e peças disponibilizadas no chão por falta de um carro de ferramentas individual por elevador.

3.2) Químico Ambientais: Durante o reparo dos veículos o trabalhador permanece com resíduos de graxa nas mãos o que pode acarretar ressecamento e possíveis lesões dermatológicas. Alguns produtos químicos são utilizados para lavagem de determinadas peças, sem a devida proteção por luvas.

3.3) Acidentários: Ausência de sinalização obrigatória e de localização apropriada para os equipamentos de elevação do veículo.

3.4) Biológico: Os funcionários não fazem a devida limpeza do local onde é feita ingestão de lanches correndo risco de contaminação nos mesmos ingeridos por eles, a empresa por sua vez também não dispõe uma escala de limpeza que se refere a isso.

3.5) Arquiteturais: Carros estacionados aleatoriamente ao longo da parte externa da oficina.

3.6) Informacional: Ausência de sinalização adequada para lixeiras.

  1. Caracterização da Tarefas

Ao longo das observações assistemáticas foi percebido que entre as tarefas realizadas do setor, aquelas pertencentes à oficina mecânica, mostraram-se as mais evidentes para fazer uma análise aprofundada, pois os mesmos adotavam diversas posturas, ocasionando constrangimentos para realização das tarefas.

Tornou-se necessário efetuar divisões conforme as posições representando-as de acordo com a posição de reparo e o veículo a ser reparado.

Sendo assim, as posições foram classificadas em tipo:

Tipo 1: O reparador se localiza abaixo do veículo quando o mesmo está suspenso pelo elevador hidráulico.

Exemplo: Troca de kit de embreagem, filtros de combustível, buchas, calços.

A figura abaixo representa o reparador fazendo um diagnóstico referente a vazamento de água do sistema de arrefecimento de um Fiat Palio 1.0 MPI 1997 exemplificando o posicionando do tipo 1.

Figura x: Exemplo de posicionamento tipo 1.

[pic 2]

Fonte: Autoria própria

Tipo 2: O reparador se localiza a frente do veículo quando o mesmo está no elevador hidráulico, fazendo com que exista uma diminuição na variação angular em sua coluna cervical e um maior conforto na execução do reparo.

Exemplo: Reparos em sistema de arrefecimento, sincronismo do motor, troca de filtros de ar, velas e etc.

A figura abaixo representa o reparador fazendo um reparo no sistema de arrefecimento de um Fiat Palio 1.0 MPI 1997 exemplificando o posicionando do tipo 2.

Figura x: Exemplo de posicionamento tipo 2.

[pic 3]

Fonte: Autoria Própria

Tipo 3: O reparador se localiza a frente do veículo quando o mesmo está no chão, fazendo com que exista uma variação angular em sua coluna cervical.


        Exemplo: Montagem e desmontagem de cabeçotes, regulagens no sistema de injeção, trocas de velas, cabos de ignição e etc.

A figura abaixo representa o reparador fazendo um diagnóstico referente a vazamento de água do sistema de arrefecimento de um Fiat Palio 1.0 MPI 1997 exemplificando o posicionando do tipo 3.

Figura x: Exemplo de posicionamento tipo 3.

[pic 4]

Fonte: Autoria Própria

Tipo 4: O reparador se localiza abaixo do veículo quando o mesmo está no chão, fazendo uso do carro esteira

        Exemplo: Troca de óleo de motor, filtro

A figura abaixo representa o reparador efetuando troca de óleo de motor/filtro de óleo do veículo Ford Versailles 1.8 AP 1996 exemplificando o posicionando do tipo 4.

Figura x: Exemplo de posicionamento tipo 4.

[pic 5]

Fonte: Autoria Própria

Tipo 5: O reparador se localiza na lateral do veículo quando o mesmo está no chão, utilizando-se de um banco para reparos

Exemplo: Reparos em maquinas de vidro, centrais de alarme, interruptores de vidro elétrico e etc.

A figura abaixo representa o reparador fazendo um reparo no sistema de travas da Fiat Fiorino  1.3 Fire 2007 exemplificando o posicionando do tipo 5.

Figura x: Exemplo de posicionamento tipo 5.

[pic 6]

Fonte: Autoria Própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (972.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com