TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erros Software

Trabalho Escolar: Erros Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

“Atualmente, softwares são considerados elementos críticos para a operação de empresas, órgãos governamentais, sistemas de distribuição de água e de energia elétrica além de outras atividades essenciais para a sociedade. Softwares de baixa qualidade podem ocasionar falhas graves que comprometam a operação desses serviços, fazendo com que essas operações possam cessar temporariamente trazendo graves prejuízos financeiros e até mesmo, em casos mais graves, acarretar na perda de vidas humanas”.

Realize um trabalho de pesquisa que discuta, pelo menos, dois casos reais, de empresas que tiveram seus serviços comprometidos por falhas de software, analisando o problema que gerou a falha e procurando dar soluções que possam evitar que tais falhas tornem a ocorrer.

3ª Guerra Mundial (Quase!) (1983)

Custo: Quase toda a humanidade

Desastre:

O Tenente-Coronel Stanislav Petrov era o oficial do dia no bunker Serpukhov-15 perto de Moscovo no dia 26 de setembro de 1983, época da Guerra Fria. Apenas três semanas e meia antes, os soviéticos haviam derrubado um avião Boeing 747 sul-coreano, matando 269 abordo. A responsabilidade do Tenente-Coronel Petrov era observar a rede de alerta preventivo por satélites e notificar seus superiores sobre qualquer possível ataque com míssil nuclear contra a URSS. Caso isto ocorresse, a estratégia da União Soviética era lançar imediatamente um contra-ataque nuclear maciço contra os Estados Unidos, como previsto pela doutrina da Destruição Mútua Assegurada.

Pouco após a meia-noite, os computadores do bunker indicaram que um míssil estadunidense se movia em direção à União Soviética. O Tenente-CoronelPetrov deduziu que havia ocorrido um erro do computador, já que os Estados Unidos não lançariam apenas um míssil se estivessem atacando a União Soviética, e sim vários ao mesmo tempo. Além disso, a confiabilidade do sistema por satélite havia sido questionada anteriormente. Por isso, ele considerou o alerta como alarme falso, concluindo que de fato não havia míssil lançado pelos EUA.

Pouco tempo depois, os computadores indicavam que um segundo míssil tinha sido lançado, a seguir dum terceiro, um quarto e um quinto. Petrov ainda acreditava que o sistema computadorizado estava errado, mas não tinha mais outras fontes de informação para poder confirmar as suas suspeitas. O radarterrestre da União Soviética não tinha capacidade para detectar mísseis além do horizonte, então quando o radar terrestre pudesse positivamente identificar a ameaça, seria tarde demais.

Percebendo que se ele estivesse equivocado, mísseis nucleares logo estariam a chover sobre a URSS, Petrov decidiu confiar na sua intuição e declarou as indicações do sistema como alarme falso. Após um breve momento, ficou claro que seu instinto estava certo. A crise fez nele grande pressão e muito nervosismo, mas o juízo de Petrov foi correto. Uma guerra nuclear de escala total tinha sido evitada.

Naquela noite, não estava agendado para Petrov estar de guarda. Se ele não estivesse ele lá, seria possível que um outro oficial no comando tivesse feito a decisão contrária.

Causa: Um bug no software soviético falhou ao detectar reflexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com