TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escoamento de Sub-Bacia

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CENTRO DE ENGENHARIA CIVIL

Ludmilla Costa Silva

Rafael Cavalcante Avelino do Amaral

Raphael Victor da Cunha Costa

Raquel Trajano Machado

ESTUDO HIDROLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA TOCANTINS-ARAGUAIA:

Estudo do escoamento superficial da microbacia T7

Palmas-TO

2015

Ludmilla Costa Silva

Rafael Cavalcante Avelino do Amaral

Raphael Victor da Cunha Costa

Raquel Trajano Machado

ESTUDO HIDROLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA TOCANTINS-ARAGUAIA:

Estudo do escoamento superficial da microbacia T7

Trabalho submetido à disciplina de Hidrologia Aplicada, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.

Prof. Felipe de Azevedo Marques.

Palmas-TO

2015

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 - Valores de CN para condições de umidade antecedente AMC II        

Quadro  2 - Classe de umidade antecedente do solo        

Quadro  3 - Correção de CN para AMC II        

Quadro  4 - Valores de área por uso/cobertura do solo        

Quadro  5 - Resultados do escoamento superficial        


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Estimativas do Escoamento Superficial        

2.1.        Resultados        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

O escoamento superficial constitui-se basicamente do deslocamento, por efeito da gravidade, da água sobre a superfície do solo e é um dos segmentos do ciclo hidrológico que mais possuem relevância para o engenheiro, pois a maioria dos estudos hidrológicos nos projetos de obras civis está relacionada ao aproveitamento da água superficial ou análise e eventual proteção dos efeitos provocados pelo movimento da água na superfície terrestre.

No início da precipitação, parte do seu volume é retida pela vegetação e outra parte infiltra no solo. Após exceder essa capacidade de retenção da vegetação e a taxa de infiltração do solo, a água começa a escoar na superfície, até encontrar canais de escoamento, pelos quais serão transportadas até os corpos d’água da bacia. Esse processo escoamento ocorre em várias etapas intermediárias, e provocam inúmeros efeitos, um deles é o transporte de partículas de solo, substâncias químicas e matérias orgânicas que podem provocam prejuízos ao agronegócio e poluição de corpos d’água.

Dos fatores que influenciam o escoamento superficial, podemos citar os principais:

  • Tipo de solo – interfere diretamente na taxa infiltração de água no solo e, portanto, na capacidade de retenção de água na superfície. Quanto maior a permeabilidade e rugosidade do solo, menor será o escoamento.
  • Topografia – influencia a velocidade de escoamento e a capacidade de armazenamento da água na superfície. No geral, terrenos inclinados apresentam maior velocidade de escoamento e menor capacidade de armazenamento de água.
  • Rede de drenagem – bacias com rede de drenagem densa e ramificada apresentam uma rápida concentração do escoamento, o que implica em elevadas vazões de escoamento.
  • Presença de obras hidráulicas – obras hidráulicas com a finalidade de drenagem aumentam a velocidade do escoamento, enquanto que obras com finalidade de retenção de escoamento reduzem vazão escoada.
  • Precipitação – a frequência, intensidade e duração da precipitação constituem a principal entrada de água no sistema e influenciam diretamente o volume e a vazão escoada.
  • Cobertura e uso do solo – as condições do solo e cobertura de vegetação influenciam diretamente a sua infiltração e, como consequência, a fração do volume de precipitação que escoa na superfície. Quanto maior cobertura vegetal, menor será o escoamento.
  • Evapotranspiração - é um fenômeno relacionado com a vegetação que retira a umidade do solo, assim quando da ocorrência de precipitação, o solo com menor umidade terá maior infiltração e, consequentemente, menor escoamento.

Além dos fatores que influenciam o escoamento, é fundamental o conhecimento das suas grandezas para o dimensionamento de obras de engenharia. Essas características físicas são expressas pela vazão, volume escoado, coeficiente de escoamento superficial, área da bacia hidrográfica, velocidade escoamento, tempo de concentração, dentre outras.

A vazão (Q) é definida como o volume de água escoado por unidade de tempo que atravessa determinada seção do rio. É um dos principais parâmetros de escoamento de uma bacia, geralmente expresso em m³/s. Podem ser analisadas a vazões máximas, médias e mínimas, sendo as máximas, aquelas de maior interesse para o dimensionamento de sistemas de drenagem, obras de controle de erosão e cheias.

         Já o coeficiente de escoamento superficial (C) é a razão entre o volume de água que atinge uma seção do curso d’água  e o volume total de água precipitado , é adimensional e pode representar uma precipitação isolada ou um intervalo de tempo no qual ocorrem várias precipitações. Dado pela equação: .[pic 1][pic 2][pic 3]

        O tempo de concentração é o tempo que a água precipitada no ponto mais remoto da área considerada leva para atingir a seção de deságue da bacia, ou seja, é o tempo necessário para que toda água precipitada na bacia contribua com o escoamento na seção considerada. [pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (607.6 Kb)   docx (348.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com