TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Confinado

Monografias: Espaço Confinado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 12

Produção Literária : : ESPAÇOS CONFINADOS

Versão para Impressão

OBJETIVO GERAL: Difundir informações sobre os riscos, técnicas e cuidados necessários nas operações de socorro em espaços confinados, bem com estimular o debate sobre este assunto.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Propiciar, por meio do conhecimento, mais segurança para as equipes de bombeiros e até mesmo de civis, que atuam nas ações de salvamento em espaços confinados.

________________________________________

RESUMO: Em diversas atividades de produção e transporte, principalmente nas inerentes às indústrias químicas e de petróleo, é bastante freqüente a ocorrência de acidentes, muitas vezes fatais, nos chamados espaços confinados. E grande parte destes acidentes acabam por vitimar também os socorristas, dadas as perigosas condições em que eles normalmente ocorrem. Em face desta realidade, esta pesquisa se desenvolveu, buscando aumentar o conhecimento técnico e difundi-lo para que os trabalhos de salvamento possam ser feitos com mais segurança e maior aproveitamento.

________________________________________

INTRODUÇÃO

Inicialmente, para que se tenha uma primeira idéia do que é a rotina de trabalho em espaços confinados, será apresentado um breve relato sobre um acidente ocorrido no Arizona, Estados Unidos, onde se evidenciam diversas ações equivocadas que acabaram resultando na morte de trabalhadores e bombeiros:

Em uma indústria química um funcionário entrou em um tanque de 20 metros de profundidade por 10 metros de diâmetro para remover resíduos de Tolueno numa operação de limpeza. Não foram feitas medições para avaliar a qualidade do ar dentro do tanque, nem estava previsto um meio de resgate para casos de acidentes, tudo o que funcionário dispunha era um kit de respiração autônoma o qual, ao menos, estava treinado para usar. No entanto, devido às pequenas dimensões da escotilha de entrada, o trabalhador não conseguiu passar equipado com o kit de respiração autônoma. O supervisor do serviço sugeriu que os cilindros de ar comprimido ficassem atados a uma corda, logo acima do funcionário, enquanto o trabalho fosse realizado. Contudo, o rapaz não compreendeu corretamente a sugestão e desconhecendo os riscos a que estaria exposto, acabou descendo sem o EPR. Os colegas que acompanhavam o serviço ainda tentaram descer o kit de respiração por uma corda, mas o trabalhador não conseguiu se equipar a tempo e perdeu a consciência. O Corpo de Bombeiros foi chamado. Devido às pequenas dimensões da entrada do tanque, foi decidido que uma abertura maior seria aberta na lateral do tanque utilizando um moto-rebolo. Para reduzir os riscos de ignição provocado pelas centelhas, uma linha direta foi armada para aplicar água sobre o local do corte, mas esta tática não funcionou. Os vapores do tolueno se inflamaram provocando a explosão do tanque, matando um bombeiro e ferindo outros 16. Posteriormente foi confirmado que o trabalhador que caíra no tanque morrera antes da explosão, devido aos efeitos tóxicos do tolueno e dos baixos níveis de oxigênio.

Fonte: Worker Deaths in Confined Spaces, NIOSH, 1994

________________________________________

DESENVOLVIMENTO

O relato que acabou de ser descrito mostra claramente como as atividades realizadas em espaços confinados podem ser perigosas. Basta um detalhe negligenciado para que verdadeiros desastres sejam desencadeados.

No Brasil, as legislações de segurança sobre este assunto ainda não são bem efetivas, pois apesar de haver mais de uma norma da ABNT que tratem do assunto em tela, o Ministério do Trabalho só teve publicada a sua Norma Regulamentadora NR 31 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, esta sim, com força de lei, em 22 de outubro de 2002.

Em países mais desenvolvidos, as questões de segurança ocupacional parecem receber um tratamento mais criterioso. Entidades como a OSHA – Occupation Safety and Health Administration e o NIOSH – National Institute for Occupational Safety em Health (órgãos que regulamentam as atividades de segurança do trabalho nos EUA) atuam com bastante força e autoridade, o que na prática, acaba por se refletir numa redução maior de acidentes.

I – DEFINIÇÃO DE ESPAÇO CONFINADO

Qualquer área não projetada para ocupação humana, que possua ventilação deficiente para remover contaminantes, bem como a falta de controle da concentração de oxigênio presente no ambiente - Norma Regulamentadora nº 31 do Ministério do Trabalho.

Todo espaço que tem dimensões suficientes para que uma pessoa possa entrar e realizar algum trabalho; tem entradas e saídas limitadas ou estreitas e não foi projetado para a ocupação contínua do homem - Occupation Safety and Health Administration – OSHA, Estados Unidos.

Qualquer área não projetada para a ocupação contínua, a qual tem meios limitados de entrada e saída, e na qual a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos ou existe deficiência/enriquecimento de oxigênio – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 14787.

Alguns exemplos:

Silos; Turbinas;

Tanques; Reatores;

Compartimentos de navios; Motores;

Poços; Trocadores de calor;

Bueiros; Secadores;

Tubulações; Misturadores;

Galerias; Etc.

II – CONSEQÜÊNCIAS DAS CARACTERÍSTICAS DOS ESPAÇOS CONFINADOS:

Ventilação precária

A circulação de ar é precária, fazendo com que a atmosfera dentro do espaço confinado seja bastante diferente da atmosfera fora dele. Gases perigosos podem ficar contidos no seu interior, principalmente se o espaço for utilizado para estocagem em processos químicos ou decomposição de matérias orgânicas. Pode haver uma quantidade de oxigênio inferior ao limite necessário para a respiração humana ou pode haver uma quantidade de oxigênio excessiva, o que aumenta o risco de explosão do ambiente.

Entradas e saídas de pequenas dimensões

As entradas e saídas normalmente são pequenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com