TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPAÇOS CONFINADOS

Ensaios: ESPAÇOS CONFINADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  9.013 Palavras (37 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 37

Academia Pernambucana de Bombeiro Civil (APEBEC)

Trabalho de conclusão de curso (TCC).

Autora: Danyedja da Silva de Andrade

Tema: Resgate em Espaço Confinado

Orientador: Marcelo Júnior

Recife, 09 de Novembro de 2012

Apresentação:

Este trabalho foi solicitado pela Academia Pernambucana de Bombeiro Civil (APEBEC), com o propósito de obter mais conhecimento no que diz respeito a resgate em espaço confinado, onde aborda conhecimentos do que é espaço confinado, os riscos existentes, dificuldades, prevenção dos riscos e a forma correta de como resgatar uma vítima em tal situação.

Este trabalho foi elaborado pela aluna da Academia Pernambucana de Bombeiro Civil (APEBEC), Danyedja da Silva de Andrade.

.

ÍNDICE

Introdução 05

Resgate em Espaço Confinado 06

Riscos Existentes 07, 08

Medidas de Antecipação de Riscos 09, 10

Equipamentos para Atendimento Pré-Hospitalar 11, 12

Socorrista 13, 14, 15, 16, 17

Análise Primária 18,19

Análise Secundária 20, 21, 22, 23

Hemorragia Interna 24

Hemorragia Externa

25, 26

Trauma de Crânio 27

Queimadura 28, 29

Intoxicação ou Envenenamento 30

Intoxicação por Monóxido de Carbono 31

Conclusão 32

Introdução:

O Trabalho a seguir tratará de Resgate em Espaço Confinado, no entanto, precisamos saber o que é um Espaço confinado.

Espaço Confinado é toda a área que não foi projetada para permanência contínua de pessoas, ou seja, é um lugar de difícil acesso com vários riscos que podem causar danos à saúde ou até a morte.

Em um Espaço confinado poderá ter atmosfera imediatamente perigosa à vida ou à saúde (IPVS) com falta ou enriquecimento de oxigênio, baixa luminosidade, animais peçonhentos, riscos de explosão entre outros... É muito importante que seja feito uma análise preliminar de riscos, com o intuito de agir da forma correta em alguns acidentes inesperados, todos esses fatores são de suma importância e fará muita diferença no que diz respeito à vida e integridade da vitima que será socorrida.

Resgate em Espaço Confinado

Entradas em espaços confinados como parte da atividade industrial podem ser feita por vários motivos. A mais comum é para a realização de serviços de inspeção, reparos, manutenção, ou qualquer outra operação cuja característica é não fazer parte da rotina industrial. Outro tipo de entrada, esta mais difícil de controlar, é a realizada por pessoas não autorizadas, que inadvertidamente ou não, acabam por se arriscar no interior de espaços confinados.

Esse problema é comum quando em um espaço confinado o trabalho a ser realizado envolve muitos trabalhadores, como soldadores, pintores, eletricistas, entre outros. Nos dias atuais um componente novo que veio agravar esse aspecto são as empresas contratadas que vem para operar com a empresa contratante no mesmo espaço.

Essas operações de entrada só devem ser realizadas após a elaboração da Permissão de Entrada de trabalho (PET). A Permissão é uma autorização (e aprovação) por escrito, que especifica o local, o trabalho a ser feito e certifica que todos os riscos existentes foram avaliados por pessoa qualificada e que as medidas de proteção necessárias foram tomadas para garantir a segurança de cada trabalhador.

Por fim uma das mais importantes razões para realizar uma entrada é aquela que é feita para efetuar resgate e salvamento de trabalhador acidentado. Esta e todas as demais razões para entradas devem sempre ser precedida de um bom planejamento inicial onde todos os riscos são previamente levantados e estudados. Os socorristas devem conhecer a disposição física estrutural do espaço, os procedimentos de entrada e saída e os recursos de primeiros socorros disponíveis.

Entrada para resgatar trabalhador acidentado deve ser precedida de planejamento. Todos os riscos potenciais existentes devem ter sido revistos. O vigia e o socorrista devem conhecer antecipadamente a disposição física do espaço, os procedimentos de saída de emergência e de suporte à vida necessária.

Sob nenhuma circunstância o vigia deverá adentrar ao espaço confinado até que ele esteja seguro e certificado que adequada assistência está presente. Enquanto aguarda a chegada de pessoal

de resgate e primeiros socorros ele deverá, do lado de fora do espaço confinado, fazer tentativas de resgatar o trabalhador através da linha de vida.

Riscos Existentes;

Os riscos encontrados e associados com entradas e trabalho em espaços confinados são capazes de causar lesões, doenças ou até mesmo a morte do trabalhador. Acidentes ocorrem porque geralmente as pessoas que adentram esses locais falham no reconhecimento dos riscos potenciais.

Antes de iniciar o salvamento, informações sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com