TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estabilizadores Horizontais E Deriva Vertical

Por:   •  15/12/2023  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEM

AERODINÂMICA:

EMPENAGEM

WESLEY IOMES

JOINVILLE, 2021

  1. INTRODUÇÃO

A definição de empenagem remete à parte traseira de uma aeronave, em geral consistindo em um grupo de planos estabilizadores (estabilizadores horizontais e deriva vertical) aos quais estão ligadas as superfícies de comando (profundor e leme).

O leme funciona como controlador direcional do avião; faz com que o nariz vire para esquerda ou direita (guinada). O profundor tem como principal função o controle longitudinal (controle de arfagem) e a trimagem da aeronave. Trimagem é a regulagem e correção, no controle, de pequenas perturbações que podem ocorrer durante o voo.

Quando o bordo de fuga do profundor se deflete para baixo ou para cima ele gera um momento ao redor do CG no sentido horário e anti-horário, respectivamente, se traduzindo no movimento de arfagem.

  1. CONFIGURAÇÕES DE EMPENAGEM

As principais configurações de empenagem geralmente utilizadas nas aeronaves são denominadas como convencional, cauda em T, cauda em V, cauda dupla e cruciforme e estão representadas a seguir nas Figuras 1.

[pic 1]

Figura 1. Configurações de empenagem

A configuração convencional geralmente é a utilizada em praticamente 70% dos aviões, este modelo é favorecido pelo seu menor peso estrutural quando comparada às outras configurações citadas e possui boas qualidades para se garantir a estabilidade e o controle da aeronave. A cauda em T possui uma estrutura mais pesada e a superfície vertical deve possuir uma estrutura mais rígida para suportar as cargas aerodinâmicas e o peso da superfície horizontal.

  1. CONCLUSÃO

A empenagem tem função de estabilizar a aeronave. Além de sua importância, outro fator que a torna crítica é sua imprecisão, por depender de vários fatores externos.

Toda aeronave precisa estar em congruência para que a empenagem esteja bem ajustada e seja ideal para suprir a demanda do avião.

  1. REFERÊNCIAS

ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)

DANTAS, Larissa Carvalho; RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda José. Configurações e Dimensionamento da Empenagem. Aerodesign Magazine, São Paulo, v. 2, 2010. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/c1ca6eb9/files/uploaded/v2art8.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com