TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estaca Mega como reforço em fundações superficiais

Por:   •  4/5/2019  •  Artigo  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 11

Estaca Mega como reforço em fundações superficiais[a] 

Mega cutting as reinforcement in surface foundations

Benedito Lennon Barbosa dos Santos1, Rodrigo Eduardo Monfre2, M.Sc. Roberto Kassouf3, M.Sc.Eduardo Mello4

1. Acadêmico da UniMetrocamp │ Wyden Brasil, Engenharia Civil, leno_santos@yahoo.com.br
2. Acadêmico da UniMetrocamp │ Wyden Brasil, Engenharia Civil, monfrerodrigo@gmail.com
3. Professor da UniMetrocamp │Wyden Brasil, roberto.kassouf@unimetrocamp.edu.br

4. Professor da UniMetrocamp │ Wyden Brasil, eduardo.geotecnia@gmail.com

RESUMO

O presente trabalho apresenta o estudo de um método para recuperação de uma fundação a qual ocorreu recalque diferencial causando patologias na estrutura. Geralmente, em muitas obras, a atenção que é direcionada as fundações e as características do terreno são insuficientes, consequência da falta de conhecimento de alguns profissionais e também por avaliarem desnecessário um estudo para a escolha do melhor tipo de fundação a ser realizada. A Falta de avaliação das cargas da estrutura e das características do solo onde será executada a obra pode gerar patologias afetando toda uma construção. Enfim, torna-se necessário a avaliação das possíveis causas desta patologia e sua recuperação. Com consulta bibliográfica e fornecida por técnicos, foi realizada uma revisão das técnicas para o reforço da fundação com estaca “MEGA” em uma residência localizada na cidade de Campinas/SP, a mesma apresentou patologias em sua estrutura devido a recalques diferencial na fundação. Levando em consideração os dados recolhidos do projeto, foi feito a avaliação da intervenção efetuada.

Palavras-chave: Estaca “MEGA”, Fundações, Patologias, Reforço de Fundações.

ABSTRACT

The present work presents the study of a method for the recovery of a foundation that has caused differential repression causing pathologies in the structure. Generally, in many works, the attention that is directed to the foundations and the characteristics of the ground are insufficient, consequence of the lack of knowledge of some professionals and also to evaluate unnecessary a study to choose the best type of foundation to be realized.

The lack of evaluation of the loads of the structure and the characteristics of the ground where the work will be executed can generate pathologies affecting a whole construction. Finally, it is necessary to evaluate the possible causes of this pathologies and their recovery. A review of the techniques for reinforcing the foundation with "MEGA" stake in a residence located in the city of Campinas / SP was carried out with bibliographical consultation and provided by technicians, it presented pathologies in its structure due to differential pressure in the foundation. Taking into account the data collected from the project, the evaluation of the intervention was done.

Keywords: MEGA Stake, Foundations, Pathologies, Reinforcement of Foundations.

1. INTRODUÇÃO

O reforço da fundação é uma solução adotada para intervir no sistema-solo-fundação-estrutura, quando este já não está desempenhando de forma adequada, ao suporte das cargas a ele atuante.

Alguns fatores que ocasionam as patologias são ausência ou má interpretação de investigações geotécnicas, avaliações erradas sobre os esforços provenientes da estrutura, erros de cálculos ou de execução, influências externas de construções vizinhas, modificação do carregamento devido à mudança de utilização da estrutura, acréscimo da área construída, aumentado assim à carga suportada de acordo com  Milititskyo os reforços podem ser permanentes, caracterizado por uma intervenção definitiva, devido o problema apresentado pela fundação.

As patologias genéricas que ocorreram na construção da residência em questão, ocasionaram danos da parte estrutural com o surgimento de trincas e rachaduras, em parte das alvenarias executadas e na parte da superestrutura (pilares e vigas).

Esta ocorrência em uma obra, onde apenas uma parte da edificação é acometida de patologias, pode ser explicada pela movimentação anormal do solo, que ocorre sob a fundação, necessitando uma intervenção na fundação.

De acordo com Cintra, et al (2011), as deformações por diminuição de volume e/ou mudança de forma do maciço do solo é o principal fator que ocasiona recalques na fundação. Essas deformações são interpretadas como normais quando ocorrem de maneira uniforme, dificilmente ocorrerá algum dano na estrutura conforme figura 1

Figura 1: Patologias ocasionadas pelo recalque diferencial

 Fonte: Autor 2017

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. PATOLOGIAS NAS FUNDAÇÕES

É uma das atividades da Engenharia de Fundação o estudo da natureza e das modificações estruturais e/ou funcionais produzidas pelos defeitos das fundações, Albiero (1996). Ainda segundo o autor as estruturas feitas de alvenaria e concreto armado estão mais resistentes, em consequência disto houve uma diminuição nas trincas das edificações, porém elas estão se tornando maiores e mais largas.

Ainda segundo Albiero (1996) as patologias ocorridas nas fundações podem ou não comprometer a estrutura, isto dependerá da rigidez da mesma. As trincas que se iniciam na estrutura passam muitas vezes despercebidas, podendo ser tornar excessiva e inaceitável quando outros movimentos se sobrepõem.

Portanto no aparecimento de patologias devem ser identificadas as suas origens e possíveis mecanismos deflagradores, além de acompanhamento de sua evolução através do monitoramento do aparecimento de fissuras, trincas, desaprumo e/ou desalinhamento.

Segundo Milititsky et al (2006), as causas que eventualmente acarretam as patologias de fundações e que são transmitidas às estruturas podem ser divididas em fases de concepção, execução e pós-conclusão.

2.1.1. FASE DE CONCEPÇÃO 

As patologias das fundações que são transmitidas às estruturas estão muitas vezes relacionadas pela falta de investigação ou investigação insuficiente, com falhas ou ainda má interpretação dos resultados das investigações. Segundo a revista FUNDAÇÕES. São Paulo: Junho, edição 81 ano 2017 estas falhas comprometem 80% da eficiência das fundações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (609.7 Kb)   docx (394.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com