TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Tecnico De Segurança

Dissertações: Estagio Tecnico De Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  3.694 Palavras (15 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 15

Trabalho Construções de Edificios II

Luciano Machado Theobaldo

C.T.E Turma 010

Sumário

1 – Introdução

2 – Tipos de edifícios em função da sua utilização

3 – Materiais utilizados na Construção

4 - Organização de um edifício

5 – Funções dos elementos de contrução

6 – Tipos de construção

7 – Anomalias nas contruções

8 – Procedimentos de segurança

1 – Introdução

Desde os primordios o Homem sentiu muita necessidade de se proteger, morava em cavernas, e com a evolução dos tempos comerçou erguer edificios.

A estabilidade destes edificios tem sido preocupante no processo de construção, a força da gravida é a oponente de uma contrução, no caso de um incendio, uma explosão, a ação da gravidade é uma certeza. Pois é essencial garantir bom comportamento das construções, porque sobre elas atuam a gravidade e os sismos.

2 – Tipos de edificios em função de sua utilização

Existem varios tipos de edificios, depende do fim de utilização. São progetados de forma garantir a sua estabilidade para que não sofram alterações durante a construção e a obra feita, para que não se comprometa quem projetou.

Tambem não é rara as vezes que se alteram estas construções/edificios, para ser usado para outras atividades, os espaços destes edificios classificam-se na seguinte forma:

A - Habitação

B - Estabelecimentos publico

C - Instalações Indistriais

Os espaçõs das habitações são caracterizados pelos ocupantes que moram nas mesmas, eles definem onde são feito as refeições e aonde vão dormir. Existem edificios que são ocupados por uma única familia e tambem várias familias, neste casos existem espaços comuns que são partilhados por todos residente.

Os espaços de um estabelecimento que recebe publico, são caracterizados ou seja designados público, conjunto de pessoas que não reside nem trabalha no edificio que se encontra. Exemplo de espaçõs publicos são: hospitais, hoteis, escolas, etc...

Estes espaçõs possual uma arquitetura mais complexa do que espaços destinados a habitação, podendo dispor de amplos espaços sem abertura para exterior, e tambem por si só, condiciona a ação de combate a encêncios e salvamentos.

A maioria das pessoas tm tendência d abandonar os espaçõs que recebem publico pelo caminho onde entraram, normalmente em situações de acidentes graves. Daí a importância de existirem caminhos de evacuação do local de forma rápida e segura. Estes caminhos devem possuir sistemas de combate incêndio e dispor de boa iluminaçãoe sinalização de emergência.

Em centros comerciais, armazens ou edificios industriais, possuem grandes areais não divididas, por podem dificultar o acesso de pessoas no caso de emergência e pode facilitar a propagação um incêndio. Nestas áreas o fogo se espalha rapidamente, por ter uma concentração de materiais combustiveis, em consequência do tipo de material usado na construção.

3 – Materiais utilizados na construção

São muitos os materiais utilizados na construção de edifícios, por suas propriedades consoantes dos edifícios onde são aplicados, de modo que fiquem solidamente fixados. Classifica-se como segue:

- Principais: pedras naturais, metais e madeiras.

- De ligação: aéreos, hidráulicos e hidrocarbonetos

- Auxiliares: polímeros, madeiras, cortiça, tintas e vidros.

Pode-se dizer que um edifício tem uma estrutura resistente, porque utilizam materiais auxiliares, usando uma estrutura resistente, incluindo o Betão armado e o aço e os matérias de ligação, como cimento, gesso e betumes.

3.1 – Principais Materiais

3.1.1. Pedras Naturais

As pedras são dos mais antigos materiais de construção, que se destacam como granito, basalto e o calcário.

As duas primeiras são mais duras, difícil de trabalhar, a pedra natural tem pouca resistência ao fogo, fraturando entre 500 a 700ºC. O granito e o basalto é a pior pedra calcária, mas também é facilmente estalada quando aquecida.

O calcária é a pedra de contrução por excelência, mais facíl de trabalhar, tendo marmore como sua variante.

Pedras naturais são usadas em contruções antigas como revestimentoe decoração.

3.1.2. – Materiais Compostos

Os materias compostas encontramos produtos cerâmicos e o Betão, obtidos apartir da argila ou barro, depois de amassada com agua e depois cozida, da-se tijolo e a telha, de grande aplicação na construção civil. O betão tambem é um material composto no qual é utilizado como calcário.

E uma argamassa composto de cimento, areia, britas e agua. A varios tipos de betão, de acordo com as quantidades de cimentos, é definido pelo traço. Conbinado com aço, obten-se betão armado, largamente utilizado nas contruções resistente de edifícios, suporte condições de temperatura, pressão atmosférica e tem bom comportamentos sobre o fogo, quando sujeito temperaturas superiores 300ºC, o betão apresenta coloração mais escura quanto mais elevada tiver sido a temperatura que atingiu, no entanto devera ser protegido, por forma a evitar a aparecimento de fendas e posterior deteriorização do aço de construção.

3.1.3 – Metais

Nos metais destacamos o ferro, por ser mais utilizado, na realidade ele não completamente puro, esta associado ao carbono em determinadas quantidades obtendo-se o aço.

O ferro e o aço são aplicados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com