TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimativa das emissões de dióxido de carbono (CO2) partindo do ano 1990 até 2100

Por:   •  17/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

1.        Resumo        2

2.        Introdução        3

3.        Objectivos        4

3.1. Geral        4

3.2. Específicos        4

4.        Revisão Bibliográfica        5

4.1.        Gás do efeito estufa intensificado        5

4.2.        Fontes de emissões de CO2        6

4.3.        Carbono na Superfície do Oceano        7

4.3.1.        Sistema aquático e emissão de CO2        7

4.3.2.        Processo de trocas gasosas        8

5.        Materiais e métodos        8

6.        Resultados e Discussão        9

6.1. Comportamento do carbono na atmosfera        9

6.2. Comportamento do carbono na superfície do oceano        10

6.3. Comportamento do carbono na profundidade do oceano        11

6.4. Comportamento do carbono na biosfera terrestre        12

6.5. Comportamento do carbono no solo e detritos        12

7.        Conclusão        13

8.        Recomendações        13

9.        Referências Bibliográficas        14


  1. Resumo

Líderes de várias nações discutem hoje metas ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), a fim de diminuir o grave impacto da mudança climática para o meio ambiente, a sociedade e a economia. Muitos cientistas e responsáveis por políticas públicas acreditam que limitar a elevação da temperatura média global a 2°C é um objectivo fundamental, pois esse limite representa um marco a partir do qual as implicações do aquecimento global tornam-se muito sérias. No entanto, caso mudanças climáticas ocorram decorrentes do aumento de dióxido de carbono na atmosfera, sem dúvida alguma os ecossistemas terrestres serão afetados. Efeitos serão sentidos na distribuição e composição da fauna e flora dos ecossistemas, decorrentes de inúmeras variáveis que mantêm o atual equilíbrio biológico. Haverá mudanças na temperatura e conseqüentemente no regime das chuvas, no escoamento das águas, na vazão dos rios, na umidade dos solos, na evapotranspiração, enfim, nas variáveis que participam das relações fundamentais da natureza.

  1. Introdução

As mudanças climáticas e o aquecimento global constituem elementos de discussões no cotidiano e na realidade humana, que atuam cada vez mais na vida das pessoas, afectando o regime de chuvas, a produção de alimentos, a saúde, a qualidade de vida, dentre uma dezena de outros factores, sendo que, a cada dia mais informações são somadas a essa discussão. Buscando apoio teórico nos trabalhos de grandes pesquisadores sobre o assunto, seguindo fundamentalmente duas vertentes de trabalhos: a dos pesquisadores que afirmam que o planeta esta passando por um processo de aquecimento principalmente por acções antrópicas e a dos estudiosos que prega estar ocorrendo um resfriamento da Terra, prevendo uma nova era glacial. (ALMEIDA, 2009)

Estimativas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), para atmosfera por mudança de uso e cobertura da terra vêm crescendo em importância no contexto mundial desde a Eco-92 e a subsequente assinatura do protocolo de Kyoto em 1997, (Aguiar et al. 2012). Dentro desta perspectiva, programas como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e, mais recentemente, o de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação da floresta (REDD) vem sendo usados como forma de compensar os países em desenvolvimento por emissões evitadas de carbono para a atmosfera, com o intuito de mitigar os efeitos das mudanças climáticas (Barni, 2014).

A poluição atmosférica é resultante de um somatório de factores geográficos, climáticos e antropogênicos, como a queima de combustível, e seus efeitos nocivos são percebidos pela população através de doenças, principalmente cárdio-respiratórias, e na deterioração dos materiais, por tanto, é um sério problema principalmente para os centros urbanos, devido à explosão demográfica e pela necessidade de meios que facilitem a mobilidade das pessoas. (Barni, 2009).

Em Moçambique, pouco se sabe acerca da qualidade do ar, pois ainda não existem estudos minuciosos neste ramo, influenciado também pelo facto de não ter legislação própria para esta matéria nem programas de controle da qualidade do ar.

O presente estudo tem por objectivo estimar as emissões de poluentes atmosféricos nomeadamente o CO2, utilizando cenários de simulação futura de 1990 a 2100 em um modelo de uso  implementado no Software Vensim PLE x32.

  1. Objectivos

3.1. Geral

  • Simular um modelo para estimar as emissões de CO2 na atmosfera partindo do ano 1990 até o ano de 2100.

3.2. Específicos

  • Identificar as principais fontes  de emissões de CO2 na atmosfera;
  • Prever as variações de emissão da concentração de dióxido de carbono na atmosfera à partir do ano de 1990 até 2050;
  • Avaliar a quantidade de carbono atmosférico nos reservatórios.

  1. Revisão Bibliográfica
  1. Gás do efeito estufa intensificado

A principal fonte de energia para a Terra é proveniente do Sol que fornece luz na região do visível, infravermelho e ultravioleta. Ao ser aquecida a Terra também emite energia, e o balanço de entrada e saída de energia deve ser mantido para que o sistema permaneça com temperatura constante. Alguns gases presentes na atmosfera absorvem temporariamente a luz infravermelha (IR) sendo em seguida remetida em todas as direcções e de modo aleatório provocando o aquecimento adicional da superfície e da atmosfera. Esse fenómeno é denominado efeito estufa e é responsável pela temperatura média da superfície da Terra por volta de 15°C. O fato do aumento na concentração atmosférica de gases que absorvem a luz IR é que tem despertado preocupação quanto ao balanço energético, pois o desequilíbrio trará consequências danosas ao actual sistema de vida do planeta. (IPCC, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (947.6 Kb)   docx (575.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com