TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Metálicas na Construção Civil

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

2. ESTRUTURAS METÁLICAS

04                    05

3. COMPARAÇÃO ENTRE ESTRUTURA METÁLICA E CONCRETO ARMADO.

4. VANTAGENS DO USO DE ESTRUTURAS METÁLICAS

5. DESVANTAGENS DO USO DE ESTRUTURAS METÁLICAS

6. AS VANTAGENS DO AÇO NO QUE SE REFERE À SUSTENTABILIDADE 

7. ESCORAMENTO

8. ESTRATÉGIA DE ESCORAMENTO 

9. PLANEJAMENTO DO USO DE ESCORAMENTO

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

06

07

08

09

10

10

10

12

14

  1. INTRODUÇÃO

Na disputa com o concreto armado, o aço já desponta como primeira opção na construção civil, pelo menos nas grandes obras. Nessa concorrência, o aço está chegando ao canteiro de obras em forma de estruturas metálicas pré-moldadas, prontas para uso. A construção em aço representa atualmente cerca de 15% do universo do setor de edificações no Brasil.

Ainda há muito espaço para crescer. Nos Estados Unidos, 50% das construções multiandares comerciais são em aço; na Inglaterra, chegam a 70%. Hoje, a produtividade e sustentabilidade são palavras chaves na área de construção. A aceitação do aço se dá, sobretudo, pelo uso de estruturas prontas. A construção metálica vem crescendo entre 30% e 50% mais que as obras com concreto nos últimos cinco anos no país.

A pouca resistência que ainda persiste para a substituição do concreto pelo aço não se justifica mais pelo preço, já que as reduções do tempo e da mão de obra compensam a diferença. A construção metálica agrega redução de tempo do empreendimento, mão de obra especializada, racionalização no uso de materiais e aumento da produtividade no canteiro, outro benefício é a redução do cronograma de entrega, o que permite antecipar o uso do imóvel.

  1. ESTRUTURAS METÁLICAS

A tendência  na área da construção civil é de aumentar a utilização da estrutura metálica, vale ressaltar que no Brasil o uso não é tão frequente, comparado com países mais desenvolvidos.

A utilização de estruturas metálicas está intrinsecamente ligada ao setor da construção civil. Ao encontrar um ambiente de crescimento econômico no qual esse setor sobressai como um dos mais dinâmicos, explica-se o bom desempenho recente dessa indústria ainda pouco estudada no Brasil, mas já consolidada em várias outras partes do mundo.

De modo geral, as estruturas metálicas são utilizadas para diversos fins, com destaque para montagem e construção de pontes, viadutos, torres, pórticos, grandes antenas, edifícios e galpões industriais e comerciais. São peças industrializadas capazes de cumprir o mesmo papel estrutural que vigas e pilares de concreto armado costumam desempenhar, aplicando-se tanto a pequenas construções domésticas quanto a grandes obras públicas.

A indústria nacional de estruturas metálicas de perfis e tubos em aço tem orientação competitiva conduzida, preponderantemente, pelo aumento de participação de mercado via racionalização e redução de custos. Tal orientação estratégica destaca como os fatores mais relevantes: o preço do aço, a qualidade do produto e do serviço, a competição com outros métodos construtivos e o baixo grau de concentração dessa indústria.

  1. COMPARAÇÃO ENTRE ESTRUTURA METÁLICA E CONCRETO ARMADO

Edifício estrutura metálica

Edifício concreto armado

Na administração da obra

Execução em fabrica e montagem em canteiro

Execução no canteiro

Grande precisão dimensional

Maior precisão dimensional

Grande precisão quantitativa dos materiais poucos itens de material, (parafuso, aço)

Maior dificuldade de precisão de quantidade

Poucos itens de materiais (aço, parafuso, tinta)

Maior diversificação de material (cimento, areia, água, brita, formas de madeira, ferro etc.)

Qualidade garantida (pelas usinas) das matérias primas

Dificuldade de garantia de qualidade - maior controle necessário

Uniformidade das matérias primas

Variedade dependendo da procedência

Pouca quantiade de homens trabalhando, ou seja mennos problemas trabalhistas. com mais qualificação

maior quantidade de homens na obra, com menos qualificação ( chega ao dobro ou o triplo da quantidade)

Canteiro menor (material chega pronto no tempo certo)

Canteiro maior para matérias primas e manuseios

Simplificação do canteiro (minimização ou exclusão de escoramento para forros de laje)

Canteiro mais completo, existência de escoramento com pontaletes

Obra seca

Obra com muito uso de água

Maior facilidade de fiscalização.

Fiscalização mais completa

  1. VANTAGENS DO USO DE ESTRUTURAS METÁLICAS
  • Menor tempo de execução: A estrutura metálica é projetada para fabricação industrial e seriada, de preferência, levando a um menor tempo de fabricação e montagem.
  • Maior confiabilidade: Devido ao fato do material ser único e homogêneo, com limites de escoamento e ruptura e módulo de elasticidade bem definidos, além de ser uma estrutura fabricada e montada por profissionais qualificados.
  • Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas.  
  • Maior facilidade de transporte e manuseio: Em função da maior resistência do material, as peças de aço são menores, com menor peso relativo, facilitando assim o carregamento, transporte e manipulação.
  • Maior facilidade de ampliação: É bastante frequente a necessidade de ampliação de estruturas industriais, ocasião em que a expansão deve ser executada sem interferir nas outras atividades: isto só é possível devido à precisão e menores dimensões das peças e à fabricação fora do local da obra.
  • Maior facilidade de montagem: Sendo a estrutura de aço feita em regime de fabricação industrial, a equipe montadora já recebe as peças nos tamanhos definidos, com as extremidades preparadas para soldagem ou aparafusamento durante a montagem; esta é rápida e eficiente, feita com mão de obra qualificada e equipamentos leves.
  • Facilidade de desmontagem e reaproveitamento: A estrutura de aço tem a seu crédito o valor residual que não é perdido com a execução da obra, pois ela pode ser desmontada e transferida para outro local sem maiores problemas. 
  • Facilidade de vencer grandes vãos: A maior resistência do aço, conduz à melhoria das condições para vencer grandes vãos, com menores dimensões das peças e menores pesos.
  • Precisão das dimensões dos componentes estruturais: Como a fabricação obedece a rigorosas especificações dimensionais, pode-se encomendar todos os acessórios antecipadamente, sejam portas, janelas, basculantes e outros. Menores são também os gastos com alvenarias e argamassas; no caso de prédios, após a montagem da estrutura, ela está totalmente nivelada e aprumada, o que serve de guia para as demais etapas.
  • Maior facilidade de reforço: Quando houver necessidade de aumento de carga, a estrutura pode ser facilmente reforçada, em alguns casos com a colocação apenas de uma chapa numa viga ou coluna.
  • Resistência à corrosão: O aço apresenta excelente resistência à corrosão atmosférica desde que determinados cuidados sejam tomados. Para melhorar ainda mais a resistência do aço à corrosão, protege-se a estrutura com pintura e/ou galvanização; pode-se ainda trabalhar com aços de alta resistência à corrosão atmosférica, que são capazes de durar quatro vezes mais que os aços comuns.
  • Redução da carga nas fundações: A grande consequência da alta resistência do aço aos esforços de tração, compressão e cisalhamento é o enorme alivio de cargas para as fundações. As estruturas em aço são cerca de 6 vezes menos pesadas que as estruturas em concreto.
  • Menores dimensões das peças: A elevada resistência das peças executadas em aço leva automaticamente, a menores dimensões. No caso de colunas, obtêm-se maior área útil e menores pesos; no de vigas, menores alturas (metade das do concreto) e menores pesos.
  1. DESVANTAGENS DO USO DE ESTRUTURAS METÁLICAS
  • Risco de custos maiores: se o projeto não levar em conta todos os itens da construção, o preço pode ser de 5 a 20% maior se comparado ao processo tradicional.
  • Pouco indicado em construção pequena: como se trata de uma estrutura industrial, não se justifica economicamente a encomenda de poucas peças.
  • Dificuldade de transporte: a locomoção é mais complicada em locais ermos ou cidades distantes de centros urbanos.
  • Desembolso em curto espaço de tempo: como os prazos são pequenos, o dinheiro tem que estar disponível.
  • Necessidade de amarração: a estrutura de aço necessita de perfis complementares para se unir às superfícies de fechamento.
  • Contração e dilatação constantes: se essa movimentação característica do aço não for respeitada, podem surgir trincas nas paredes e nos pisos. Deve-se respeitar as especificações de projeto: se ele determinar paredes de tijolos, não é aconselhável usar blocos, por exemplo.
  •  Precisão é fundamental: Planejar cada detalhe da estrutura de aço e seus desdobramentos pode levar meses. Após a definição do tamanho da construção, a planta é desenhada pelo arquiteto e, só então, encaminhada para um engenheiro calculista, especializado no material. A união dos perfis é feita por meio de parafusos ou soldas.
  1. AS VANTAGENS DO AÇO NO QUE SE REFERE À SUSTENTABILIDADE

O aço tem características que fazem dele um dos materiais com maior potencialidade no que  diz respeito à Construção Sustentável (CS). A mais óbvia dessas características é a reciclagem. O aço pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder as suas qualidades, contribuindo desta forma para a salvaguarda dos recursos naturais e para a minimização dos resíduos resultantes do fim de vida de uma estrutura. Nota-se que a produção de aço novo a partir de aço reciclado é um processo muito menos poluente do que a produção do aço novo a partir de matérias-primas. Outras das características do aço que ajudam a promover uma construção mais sustentável é a sua durabilidade esta associada à um projeto cuidado e pensado em termos de ciclo de vida, permite prolongar a vida útil de uma estrutura metálica muito além do período de vida de uma estrutura tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com