TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Civil – Áreas de atuação do Engenheiro Civil: Estruturas e Geotecnia

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

Engenharia Civil

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS/ FEF

FACULDADE INTEGRADA DE FERNANDÓPOLIS/ FIF

Nome: Grasiela Assis da Silva

Turma: A1 Engenharia Civil

RA: 113236102236

Disciplina: Introdução à Engenharia Civil

Prof. Me. Edson Florentino de Souza

A Engenharia Civil – Áreas de atuação do Engenheiro Civil: Estruturas e Geotecnia. (Trabalho extraclasse).

Respostas:

1) A - Análise de sistemas estruturais isostáticos; analisa as estruturas estaticamente, ou seja, estudam os sistemas das forcas que se equilibram.

Análise de sistemas estruturais hiperestáticos; também estuda a parte estática mais com influencias das forcas internas e outras reações.

Estruturas de madeira; entender, e analisar diferentes tipos de madeira na construção civil, tais como a aplicação de certo tipo de madeira como estrutura ou simplesmente como estética, estudamos como se conserva, como se usa e se aplica a madeira na construção civil.

Estabilidade das estruturas;

Calculo estrutural,

O esqueleto da estrutura a parte em que ira manter a edificação sem que aja uma deformidade que comprometa a própria, tendo em vista aspectos tais como custo e beneficio da obra levando em consideração durabilidade, segurança, estética, aspectos ambientais e comportamento em serviço. Estabelecer a disposição dos elementos estruturais tal que a estrutura se torne um conjunto resistente.

Estruturas de concreto, metálicas, de madeira e de outros materiais;

O dimensionamento de cada metal (aço e outros) para ser aplicado tanto na estrutura (onde e mais utilizado) como na parte estética da construção, aplicando o material de tal forma a respeitarmos os termos de infra-estrutura, custo beneficio e outros citados acima.

Estrutura de concreto armado (o concreto no qual possuem em seu interior armações feitas com barras de aço, tais amarrações são necessária para que o concreto resista a esforços de tração. (obs.: mesmo assim se deformam e não conseguimos ver a olho nu), concreto protendido (no qual o concreto citado já e concebido de uma maneira que a sua resistência a tração e maior, os meios usados são cabeamentos e amarras...), fundações, basicamente o trabalho fica para que as fundações segurem todo o peso da edificação construída, cabendo a fundação o suporte para a edificação.

Pontes e grandes estruturas; Barragens, estruturas especiais e pré-moldados;

Nessa disciplina aplicaremos o uso de materiais tais como aço, madeira, concreto protendido e outros para uma melhor edificação, aplicando o que se aprendeu em fundações, geotecnia, calculo estrutural e outros.

B-Sistemas, métodos e processos da geotecnia, da mecânica dos solos e das rochas;

Sistema de análise dos solos e seus componentes para entender a mecânica do solo, movimentação tipos de matérias que ali existem.

Sondagem, fundações, obras de terra e contenções, túneis, poços e taludes;

O conhecimento de tais matérias para uma melhor estrutura da edificação ali feita, manipulação do material para o menor impacto ambiental na região visando sempre os princípios de um Engenheiro Civil. (citados acima).

2) Uma conversa com outra de tal maneira que ambas tem uma importância na construção civil, analisando e entendo como se funciona aquele solo a ser construído, entendo suas matérias há uma maior facilidade para que a estrutura ali aplicada torne-se sólida, confiável, então concluo que ambas as partes dão suas contribuições para a edificação.

3) NBR 6489 - Prova de carga direta sobre terreno de Fundação

NBR 7190 - Cálculo e execução de estruturas de Madeira

NBR 8681 - Ações e segurança nas estruturas - Procedimento

NBR 8800 - Projeto e execução de estruturas de aço de edifícios - Procedimento

NBR 9061 - Segurança de escavação a céu aberto - Procedimento

NBR 9062 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado - Procedimento

NBR 9820 - Coleta de amostras indeformadas de solos em furos de sondagens.

4) NBR 9603 - Sondagem a trado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com