TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ÁREA DE ENGENHARIS CIVIL: ESTRUTURAS

Por:   •  5/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ[pic 1]

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

INOVAÇÃO TECNOLOGICA NA ÁREA DE ENGENHARIS CIVIL: ESTRUTURAS

Marabá – PA

2018

INOVAÇÃO TEENOLOGICA NA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL: ESTRUTURAS

[pic 2]

Marabá – PA

2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇAO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7


  1. INTRODUÇAO

Segundo Coutinho (2014) a definição de inovação tecnológica é a oportunidade em um novo mercado/ serviço que foi introduzido pela percepção, com atividades de desenvolvimento, produção e marketing em cada invenção, Logo, conforme ele, inovação tecnológica não se limita somente a pesquisa, mas a parte de desenvolver o produto e sua divulgação, comercialização, melhorias, entre outros aspectos que devem também levar em consideração.

O Manual de Oslo (1997) traz um conceito que complementa a definição de inovação tecnológica em relação aos produtos e processos aprimorados:

“Uma inovação tecnológica de produto é a implantação/comercialização de um produto com características de desempenho aprimoradas, de modo a fornecer objetivamente ao consumidor serviços novos ou aprimorados. Uma inovação de processo tecnológico é a implantação/adoção de métodos de produção ou 36 comercialização novos ou significativamente aprimorados. Ela pode envolver mudanças de equipamento, recursos humanos, métodos de trabalho ou uma combinação destes.” (Manual de Oslo, FINEP, 2004, p. 21).

 A inovação tecnológica, esta pertinente em todas as áreas e campos da Engenharia civil , se torna indispensável na atualidade pois sua aplicação já existente no mercado mundial é necessária, sobretudo, em um âmbito propicio a criação de novas pesquisas para melhorar os seus recursos, desenvolvendo processos de produção com mais eficiência e menos custos. Dessa forma, a busca por mais tecnologias inovadoras é essencial para a constante evolução da Engenharia.

Além disso, na área de Engenharia é inevitável o desafio de diminuir os elevados índices de custos ao longo do processo de determinado trabalho. Logo, devido a isso, a implementação de inovações surge como forma de desenvolvimento para redução dos preços.

Apesar de incerto, muitas vezes se torna decisivo o uso de processos inovadores no meio trabalhista pela ausência ou escolha, decidindo assim a melhor eficiência e qualidade dos recursos humanos nos processos trabalhistas. Ademais, a o fato do aprendizado de novas pesquisas interagindo com os problemas apresentados é fundamental para os parâmetros econômico e tecnológico.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Engenharia Estrutural é uma área de grande importância e bastante beneficiada pelas inovações tecnológicas que ajudam a reduzir os custos com novos modelos de processos de construção estrutural, facilitando o trabalho. Alguns dos processos mais utilizados e inovadores é o uso BIM e o mCalcLSF.

O BIM (Building Information Modeling) atua na Redução de custos, combinada à diminuição do prazo de entrega e do risco de erros. Nesse caso, a utilização do BIM como um recurso facilmente assimilável às práticas do cálculo estrutural. Com isso, as falhas de dimensionamento e erros de cálculos de cargas postos em suas estruturas são diminuídos além de reduzir o uso do material que estarão presentes na construção.

O maior impacto do BIM para a área de estrutural da edificação é a precisão e riqueza de informações que o modelo poderá agregar à especificação das aquisições. A eficiência na obra auxiliará no atendimento dos clientes nos prazos definidos. Assim, com a maior precisão facilita no orçamento reduzindo gastos. O programa com destaque é o Bentley Architecture que propicia os desenhos estruturais com todos as vantagens e facilidades de um BIM, obtendo uma visão geral de todo o projeto estrutural e com agilidade em sua construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (112.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com