TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas de Concreto Armado - APS UNIP

Por:   •  19/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.799 Palavras (28 Páginas)  •  1.709 Visualizações

Página 1 de 28

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Claudia Rodrigues de Souza                                 RA: A477EE-7

Lucas Amarins Kahn da Silveira                         RA: B545IG-1

Luiz Fernando Ribeiro da Silva                                RA: B70AEJ-0

Dafne Barbosa dos Santos Ramos                         RA: B75FHH-4

Marcel Komegae                                                 RA: A00FED-7        

ÍNDICE

I – DEFINIÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS

II – CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS

III – PRINCIPAIS ELEMENTOS ESTRUTURAIS

IV – LAJES

V – VIGAS

VI – PILARES

VII – VISITA A OBRA

VIII – ENCERRAMENTO

        

I – DEFINIÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS

Os elementos estruturais formam o “esqueleto da construção”. O conjunto desses elementos será responsável por suportar o peso e garantir a estabilidade da construção. Por isso é essencial que para a sua construção haja um cálculo estrutural preciso.

O engenheiro civil é o profissional responsável pelo cálculo das cargas que cada componente terá que suportar. A estrutura como um todo deve suportar e distribuir a carga de forma correta, ou seja, a laje distribui a carga por ela suportada, repassando-a para as vigas que, por sua vez, transferem para os pilares. A partir dos pilares a carga é levada diretamente para as fundações.

As soluções estruturais mais utilizadas podem ser em concreto armado, pré-moldadas ou em alvenaria estrutural. Nas estruturas pré-moldadas, em especial, os elementos de estrutura são fundidos em concreto na própria fábrica.

II – CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS

Os elementos que compõem as estruturas podem ser classificados de acordo com a geometria do elemento que se faz comparando a ordem de grandeza das três dimensões principais do elemento (comprimento, altura e espessura), com a seguinte nomenclatura:

Elementos lineares

Os elementos lineares são aqueles que têm a espessura da mesma ordem de grandeza da altura, mas ambas muito menores que o comprimento. São os elementos chamados como “barras”. Como exemplos mais comuns encontram-se as vigas e os pilares

Elementos bidimensionais

São os elementos que têm as dimensões em planta da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a terceira dimensão. Caracterizam-se como elementos de superfície, como visto na figura. Exemplos destes elementos estruturais são as lajes, as paredes das caixas d’água e as paredes de arrimo.

Elementos tridimensionais

São os elementos que têm as três dimensões da mesma ordem de grandeza. Caracterizam-se como elementos de volume, como visto na figura. Exemplos destes elementos estruturais são as sapatas e os blocos de fundação.

III – PRINCIPAIS ELEMENTOS ESTRUTURAIS

Os principais elementos estruturais são as lajes, as vigas e os pilares que tem em todas as obras. Outros elementos, que podem não ocorrer em todas as construções, são: blocos e sapatas de fundação, estacas, tubulões, consolos, vigas-parede, tirantes, etc.

PILARES

Os pilares são os componentes da estrutura responsáveis por suportar as cargas provenientes das vigas, assim como a compressão no sentido vertical. Na sua execução podem ser utilizados diversos tipos de materiais (concreto, madeira, metálicos, etc.). O engenheiro de estruturas define o tipo de material e dimensões dos pilares conforme sua posição e carga a suportar.

A execução dos pilares se inicia na fase de execução das fundações, uma vez que os pilares devem estar ligados às sapatas ou blocos de fundação. As armaduras dos pilares de concreto devem ser amarradas na armadura das fundações através de ferros denominados arranques. Os pilares podem ser executados isolados ou juntamente com a alvenaria. No primeiro caso, são executadas formas de madeira, posicionadas às armaduras e procedida a concretagem. Após a cura do concreto, as formas são retiradas e então, são levantadas as alvenarias. Em muitos casos, os pilares e a alvenaria são executados simultaneamente, sendo que após a execução de meia altura da parede o pilar devidamente armado deve receber o concreto. Este procedimento economiza as madeiras destinadas às formas, mas requer cuidados nos pontos onde ocorrem a emenda das diferentes concretagens. Falhas de concretagem nos pilares podem ser evitadas através do correto adensamento do concreto, que consiste na eliminação das bolhas formadas enquanto ele é lançado nas formas. Depois de curado, o concreto com bolhas, as chamadas bicheiras, torna-se fraco. Para evitar este problema, o concreto deve ser vibrado durante o seu lançamento do concreto, tornando a massa homogênea.

Após a concretagem, os pilares que continuam para os próximos pavimentos devem possuir a armadura com comprimento 50 cm maior, a fim de amarrar os pilares dos pavimentos superiores.

Caso os pilares sejam metálicos ou de madeira, devem ser ligados à estrutura através de chumbadores.

VIGAS

As vigas são elementos estruturais posicionados horizontalmente e responsáveis por suportar os carregamentos provenientes das lajes. As fôrmas para vigas são semelhantes à dos pilares, sendo que a parte de cima fica aberta para receber a concretagem. A armadura mais robusta deve estar na parte inferior da viga, no centro do vão e na parte superior da viga nos apoios (sejam pilares ou outras vigas). O engenheiro de estruturas define o posicionamento, as dimensões e armações das vigas conforme o vão a ser vencido e a carga a suportar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com