TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas de concreto armado

Por:   •  6/5/2017  •  Seminário  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Critérios de projeto para construção de concreto armado.

Segurança

Segundo os critérios da NBR 8681.

Todo material possui um "estado limite", isto é, cada material pode suportar determinada carga, tensão ou deslocamento até um determinado ponto, e a ultrapassagem deste ponto, pode gerar danos irreversíveis em sua estrutura. Estes limites podem ser classificados em: “estados limites de utilização” e “estados limites últimos”.

Os estados limites de utilização estão relacionados com o desempenho da estrutura sob suas condições normais, quando ultrapassados, eles geram pequenos danos localizados, deformação que altera a aparência e fadiga nas estruturas. Os danos podem alterar a resistência do material, mas não compromete a estrutura.

Os estados limites últimos estão relacionados ao comprometimento das estruturas, ou seja, quando o último ponto de limite da estrutura é rompido, ela se torna inútil, e no caso do concreto protendido, se este ponto for ultrapassado a obra toda terá de ser destituída por não apresentar segurança ideal.

Dimensionamento de força do aço

Diferente do concreto armado simples, onde se determina da força do aço já no seu estado limite último, no concreto protendido o dimensionamento da força do aço é feito antes do estado de limite de utilização, pois o cabo tem que ser tracionado antes ou após a concretagem.

Cabos de protensão

Segundo os critérios da NBR 7197.

O traçado dos cabos pode ser retilíneo, curvilíneo, poligonal ou misto, e ele é de fundamental importância para resistência dos esforços no concreto protendido. Ele deve sempre estar no mesmo sentido das cargas efetuada pela peça e contrário aos esforços feitos sobre ela. A curvatura dos cabos deve ser mínima, não pode voltar a ser retilínea depois de curvada e, não se pode ter curva a pelo menos 20cm das extremidades.

Os cabos de protensão só podem ser emendados com a utilização de roscas e luvas e, devem manter um espaçamento suficiente para que sejam envolvidos por completo pelo concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com