TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo ABC

Artigo: Estudo ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 1

Tag Cloud

autor:atividadeprincipalmente10.0001.000–35.000diferençadiretocusteio

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

2991 visualizações

Sem Comentários

Publicidade

Publicidade

Método de Custeio ABC

Trabalho enviado por: Edivalldo

Data: 14/06/2006

1000 visualizações

FavoriteAdicionar aos favoritos

Voltar

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES

Activity-Based Costing (ABC)

1. Objetivo do trabalho

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a eficiência da Contabilidade de Custos como uma ferramenta gerencial para tomada de decisões e descrever um dos métodos de custeio muito importante, o ABC (Activity-Based Costing) – Custeio Baseado em Atividades. O objetivo do ABC é a alocação racional dos custos indiretos aos bens produzidos, proporcionando um controle mais apurado dos gastos da empresa e melhor suporte nas decisões gerenciais.

2. Finalidade

Como muitas empresas têm a necessidade controlar cada vez mais e mais seus custos, obter resultados satisfatórios, elas deverão buscar o melhor e mais aperfeiçoado método de custeio que é o Custeio Baseado em Atividades, que irá suprir todas as necessidades referentes a controle de custos dos departamentos.

Apesar de ser considerado o método mais complexo e pouco utilizado, as empresas estão mudando suas estratégias e migrando para o ABC - Custeio Baseado em Atividades.

3. Conceito

O Custeio ABC é um método de custeio que, como o próprio nome indica, está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos.

É uma técnica de controle e alocação de custos que permite:

Identificar as atividades e os processos existentes nos setores produtivos de uma organização;

Identificar, analisar e controlar os custos envolvidos nessas atividades e processos;

Atribuir os custos aos produtos, tendo como parâmetros a utilização dos direcionadores de custos e atividades.

4. Surgimento

A concepção atual do ABC (Activity-Based Costing) surgiu nos Estados Unidos na década de 80, com o objetivo de melhorar a apropriação dos custos e despesas indiretos fixos aos produtos.

A origem do método de Custeio ABC proveio do significativo aumento dos chamados Custos Indiretos de Fabricação (overhead costs) na produção industrial das últimas décadas.

No início da atividade industrial, os elementos mais importantes do custo de produção de uma empresa eram os Materiais Diretos e a Mão-de-Obra Direta, cuja apropriação se faz diretamente aos produtos. As distorções nos custos dos produtos provocadas pelo rateio dos Custos Indiretos de Fabricação (CIF) em base de estimativas tinham pequena influência na determinação do custo do produto vendido e, portanto, na apuração da sua margem de lucratividade.

À medida que a atividade industrial foi ficando mais complexa, principalmente com o maior grau de mecanização e automação dos processos produtivos, houve um aumento considerável dos Custos Indiretos de Fabricação e, por esse motivo, eles passaram a representar, em muitos casos, a maior parcela dos custos de produção de uma empresa.

Dessa forma, surgiu o Custeio ABC como uma forma de tentar alocar os recursos produtivos da empresa de uma forma mais eficiente.

O pressuposto do ABC é que os recursos (fatores produtivos) são consumidos pelas suas atividades e não pelos produtos que ela fabrica. Os produtos são conseqüências das atividades efetuadas pela empresa para fabricá-los e comercializá-los.

5. Importância do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com