TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Comparativo De Banco De Dados Orientados A Objetos

Ensaios: Estudo Comparativo De Banco De Dados Orientados A Objetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  546 Visualizações

Segundo Ishiki (2004), o OQL é uma extensão da linguagem SQL, no entanto possui suporte ao tratamento de objetos complexos, OID, invocações de métodos, polimorfismo e herança. Pode também ser utilizada em programas escritos em outras linguagens como Java e C++.

Uma OQL é a linguagem de consulta e foi definida pela ODMG em 1995. Ela fornece suporte para lidar com set, structure, list, array. Uma OQL permite que se tenham expressões aninhadas. Suporta as cláusulas comuns ao SQL, tais como SELECT, FROM, WHERE, etc (GALANTE, 2007). Ishiki (2004) completa dizendo que a consulta OQL parte dos pontos de entrada do banco e constrói como resposta, um objeto que é tipicamente uma coleção.

Apesar da ODMG ser um padrão, existe outros desenvolvedores de bancos de dados que não seguem esse padrão, é o caso por exemplo do DB4O, que utiliza Native Queries (NQ).

2.2.4.3 Queries Nativas

Até a sua versão 5.0 o db4o utilizava o padrão ODMG, desde de então, passou a implementar Queries Nativas (NQ). Assim em lugar das antigas APIs baseadas em string (como SQL, OQL, JDOQL, EJBQL, e SODA) o NQ por sua vez permite aos desenvolvedores simplesmente usar a própria linguagem de programação para acessar o banco de dados (DB4O, 2014).

Exemplo de um código em NQ:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com