TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido O Meio Terrestre Controle Ambiental

Por:   •  5/10/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

CONTROLE AMBIENTAL NA INDÚSTRIA

Nome: Francine Carvalho Gontijo

ESTUDO DIRIGIDO 9– AULA PREPARATÓRIA:

O meio terrestre

1) Em um parágrafo, fale sobre a composição e a formação do solo.

R: O solo é composto por 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. A formação dos solos é resultante da ação em conjunto de cinco fatores: clima, natureza dos organismos, material de origem, relevo e idade. Além disso temos gases e líquidos – os gases podem se decompor no solo.

2) Cite e explique pelo menos três características importantes dos solos.

R: Acidez, onde solos de alta pluviosidade tendem apresentar valores mais baixos de pH, portanto são mais suscetíveis à lixiviação. A acidez favorece a formação ou pobreza de nutrientes no solo como alumínio, magnésio, fósforo, entre outros.

Cor, é importante para comparar o solo a padronizações já existentes na literatura e saber suas características de acordo com a escala de cor, nos fala sobre sua composição química do solo. Por exemplo, os solos escuros podem ser associados à presença de matéria orgânica.

Composição, para identificar as características também é importante. Onde os solos com composição orgânica são ricos em nutrientes, possuindo a capacidade formar húmus. Partículas de menores dimensões podem apresentar carga elétrica, desempenhando papel importante nas trocas químicas.

3) Em um parágrafo, fale sobre:

a) a erosão, sua prevenção e controle

R: Desprendimento, carreamento e deposição de sedimentos pelo intemperismo físico, químico e antropológico. Nas encostas, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que reduzem a velocidade de escoamento da água. Outra forma de proteger a terra é cultivar no mesmo terreno plantas diferentes, mas em períodos alternados. Desse modo o solo sempre tem alguma cobertura protetora. é comum a alternância de plantação de milho; por exemplo, com uma leguminosa. As leguminosas trazem uma vantagem adicional ao solo: repõe o nitrogênio retirado do solo pelo milho ou outra cultura. Esse "rodízio" de plantas é conhecido como rotação de culturas.

b) a poluição do solo rural, sua ocorrência e controle

R: Por fertilizantes sintéticos, defensivos como herbicidas, fungicidas, inseticidas, salinização. Para o controle deve fazer a diminuição ou a eliminação do uso de fertilizantes nocivos como a utilização de biopesticidas por exemplo, o reflorestamento, destinação correta do resíduo e seu tratamento. Os agrotóxicos usados no campo têm capacidade de BIOACUMULUÇÃO (se acumula ao longo da cadeia alimentar), sendo nocivos e BIOPERSISTENTES (pouco reativos, difícil de se degradar).

c) a poluição do solo urbano, sua ocorrência e controle

R: Volume de resíduo gerado domiciliar, de estabelecimentos e industriais. Técnicas como segregagem dos materiais recicláveis e não recicláveis, destinação correta e triagem para reduzir a quantidade do volume gerado.

4) Cite exemplos comuns de contaminação em meios rurais.

R: Por fertilizantes sintéticos, defensivos como herbicidas, fungicidas, inseticidas, salinização.

5) Como a Norma Brasileira NBR 10.004 classifica os resíduos sólidos urbanos?

R: É de acordo com as classes da palestra. Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 – Art. 13º - resíduos domiciliares: os originários de atividades domésticas em residências urbanas; resíduos de limpeza urbana: os originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.

6) Cite e explique as principais formas de disposição e tratamento de resíduos sólidos

urbanos.

R: Começa com a coleta, passa pelo transporte do resíduo, pode envolver transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos, mais a disposição final dos rejeitos. Transbordo é o local para armazenamento temporário para unir todos os resíduos que foram encaminhados às estações de transbordo. Unem em caminhões maiores para levar maior volume de resíduos para o aterro. Envolvendo uma redução de custos, melhorar a logística de transporte. Conveniente para regiões metropolitanas. Os municípios praticam a gestão integrada. Que fica a competência dos municípios e DF. Passa a ser de competência dos estados quando tem mais de um município envolvido (ex: regiões metropolitanas com consórcios de conjunto de cidades). A prioridade é não geração; redução; reutilização; reciclagem; tratamento e disposição final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com